Serra do Tepequém: Izaías Maia denuncia loteamento irregular e degradação do meio ambiente

Serra do Tepequém: Izaías Maia denuncia loteamento irregular e degradação do meio ambiente

 

Boa Vista (RR) – O deputado Izaias Maia (PRB-RR) denunciou durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta terça-feira (3), um suposto loteamento irregular na Serra do Tepequém, localizada no município do Amajari.

O parlamentar afirma que visitou recentemente a região e constatou a ocupação nos limites das cachoeiras. Conforme ele, várias famílias se instalaram no local e se apresentaram como proprietários da área, principalmente na cachoeira e corredeira de Sobral. “Várias famílias estão loteando aquela área, estão cercando. Eu tenho imagens de casas construídas, de barracos e tudo que você possa imaginar. E o pior de tudo, sendo degradado e destruído com fezes humanas e lixo”, afirmou o parlamentar.

Maia solicitou do Poder Legislativo e demais autoridades, sobretudo dos órgãos ambientais, providências para frear a suposta comercialização de lotes na referida região. “Além de se apresentarem como donos, estão vendendo para outras pessoas. A Serra do Tepequém está se tornando uma favela, um local que é considerado turístico e um patrimônio do estado de Roraima”, lamentou.

Tepequém

A Serra do Tepequém fica localizada no município de Amajari, ao norte do Estado de Roraima, distante 210 Km da capital, Boa Vista. Por décadas foi região de garimpo. A intensa exploração de diamantes impactou a região dando origem a lugares como a cachoeira do Funil, cujo relevo foi ‘esculpido’ pelas explosões de dinamites feitas por garimpeiros. O acesso é feito por estrada de asfalto. Há cachoeiras, trilhas, artesanato e a subida (trekking) no platô, o alto da montanha que dá acesso a uma das mais belas visões da planície.

Texto: Sônia Lúcia Nunes / Secom – ALE/RR
Foto: Charles Wellington

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!