Sergio Peres defende cumprimento da legislação em benefício das pessoas com deficiência

Deputado esteve em Rosário do Sul para participar do debate proposto pelo vereador republicano Álvaro Gonçalves

Publicado em 21/6/2015 - 00:00

Sergio Peres defende cumprimento da legislação em benefício das pessoas com deficiência
Deputado estadual Sergio Peres participou da audiência proposta pelo vereador republicano Álvaro Gonçalves, em Rosário do Sul.

 

Rosário do Sul (RS) – O deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS) esteve, na última quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Rosário do Sul, para participar de uma audiência pública que debateu as políticas voltadas às pessoas com deficiência.

“Se a lei existe, é para todos. As pessoas com deficiência têm direitos já assegurados por legislação específica e que precisam ser respeitados. Fazer cumprir a lei é um compromisso de todos os agentes públicos e também da sociedade”, defendeu o parlamentar republicano.

O evento, realizado com o apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders) e coordenado pelo presidente da autarquia, Roque Bakof, contou também com a presença do autor da proposta, vereador rosariense Álvaro Gonçalves (PRB-RS).

“Acessibilidade vai além da estrutura física para viabilizar a locomoção; é preciso criar condições para que as pessoas com deficiência tenham acesso à saúde, esporte, lazer e ao mercado de trabalho. Para isso, precisamos promover uma mudança de cultura na gestão municipal e também entre a população”, disse o vereador na audiência, que reuniu ainda, entidades representativas, autoridades e comunidade.

“O Estado é feito de todos os cidadãos, e a todos deve apresentar condições iguais. A iniciativa privada já está se sensibilizando para essa necessidade, tanto que vemos muitos estabelecimentos comerciais que respeitam as pessoas com deficiência e investem na adaptação de suas dependências. O poder público deveria, portanto, ser o primeiro a perceber e a atender essa expressiva parcela da população”, concluiu o deputado Sergio Peres, autor do projeto de lei nº 56/2015, que estabelece que todos os prédios públicos do Rio Grande do Sul deverão oferecer pelo menos um banheiro masculino e um banheiro feminino, adaptados ou construídos, para o uso de pessoas com deficiência.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), Adilso Corlasolli; o presidente da Apae, Moisés Guasina e o vereador de Rosário do Sul Ademir Alves de Mello (PTB).

Texto: Karine Bertani / Ascom – deputado estadual Sergio Peres
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Ascom / AL-RS

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend