Segurança: aprovado relatório de Russomanno para cooperação entre Brasil e Paraguai

Deputado defende o estreitamento dos laços de amizade no que tange à cooperação militar entre Brasil e Paraguai

Publicado em 12/7/2018 - 00:00

Segurança: aprovado relatório de Russomanno para cooperação entre Brasil e Paraguai
Deputado defende o estreitamento dos laços de amizade no que tange à cooperação militar entre Brasil e Paraguai

Brasília (DF) – O relatório do deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) ao Projeto de Lei 9007/1997 foi aprovado pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), nesta quarta-feira (11). A proposta do Poder Executivo recebeu parecer favorável do republicano e pede autorização do Poder Legislativo para o Estado Brasileiro doar 20 viaturas operacionais MBB 1418 revitalizadas ao Exército Paraguaio.

Russomanno defendeu que “se aprofundem os laços de amizade no que tange à cooperação militar entre Brasil e Paraguai”. Ele reafirmou, ainda, a necessidade de intensificar ações cooperativas, de modo a apoiar os organismos do Estado responsáveis por reduzir as desigualdades econômicas e sociais nessa região. “Creio que, com essa doação, contribuiremos, mesmo que, singelamente, para a paz regional, promovendo uma cooperação bilateral eficaz na área de defesa”.

Ele observou que essa não é a primeira iniciativa do Governo Brasileiro nesse âmbito. “Isso já vem acontecendo há alguns anos, o que é exemplificado de forma emblemática pela doação de seis aeronaves brasileiras T-25 à Força Aérea Paraguai”, disse.

O parlamentar fez um balanço histórico da parceria entre os dois países. “Essas relações existem desde o século XIX, quando o Império reconheceu, formalmente, a independência paraguaia. Superadas as divergências que nos conduziram à Guerra da Tríplice Aliança, a nossa amizade tem se fortalecido visceralmente”, disse Russomanno.

O texto será encaminhado para a apreciação das Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend