Sebastião Santos reúne 100 prefeitos na Alesp e pede ‘socorro’ aos municípios

Sebastião Santos reúne 100 prefeitos na Alesp e pede ‘socorro’ aos municípios

Encontro teve como objetivo buscar uma solução para os municípios que estão endividados e com inúmeras responsabilidades

São Paulo (SP) – O deputado estadual Sebastião Santos (PRB-SP) reuniu no fim da noite de terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, cerca de 100 prefeitos paulistas a fim de buscar uma solução para os municípios que estão endividados e com inúmeras responsabilidades. A reunião aconteceu em parceria com a Associação dos Municípios Araraquarenses (AMA) e a Associação dos Municípios Paulistas (APM). Embora Sebastião tenha feito o convite em plenário aos parlamentares da Casa, apenas outros cinco deputados, dos 35 presentes, participaram do ato. A discussão foi calorosa. Os prefeitos querem uma audiência com o governador Geraldo Alckmin e com a presidente Dilma Rousseff, caso contrário, ameaçam manifestação.

A situação da maioria das prefeituras é crítica. Pequenos e médios municípios sofrem problemas financeiros, pois a arrecadação de impostos é insuficiente para administrar e oferecer serviços essenciais para a população, tais como saúde, educação, infraestrutura e outros. Eles dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O FPM é um repasse do governo federal proporcional ao tamanho das cidades. Mas o Fundo vem diminuindo ano a ano, deixando a maioria das prefeituras no vermelho.

Para piorar, a partir de janeiro entra em vigor a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que transfere aos municípios a responsabilidade pelas redes de iluminação pública, como postes, lâmpadas e reatores. O cronograma de transferência de responsabilidade está previsto no art. 218 da Resolução Normativa nº 414/2010. Para os prefeitos, a medida da ANEEL ultrapassou o limite. Em vigor, a resolução já foi prorrogada duas vezes a pedido de prefeituras de todo o Brasil, que alegam não ter condições de cumprir tal responsabilidade. A estimativa é que assumir a rede de iluminação pública pode aumentar em média 30% da despesa anual das prefeituras.

sebastiao-santos-prb-reune-100-prefeitos-na-assembleia-e-pede-socorro-aos-municipios-foto-divulgacao-13-11-14-02“Ouço o desabafo de prefeitos que não conseguem cumprir sequer com a folha de pagamento dos funcionários, já demitiram a maioria dos comissionados e alguns que até renunciaram salários para pagar contas. Esta semana uma prefeita me revelou que não tem mais nenhum comissionado, nem secretário. Ela está administrando a cidade sozinha, pois a prefeitura não tem condição de pagá-los”, conta o deputado Sebastião.

O parlamentar participou na sexta-feira (07) de reunião na sede da AMA onde os prefeitos já se mobilizavam para uma manifestação em São Paulo em busca de serem ouvidos. Foi então que Sebastião sugeriu a reunião na Assembleia para ajudar os prefeitos que solicitam uma audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e com a presidente Dilma Rousseff. “Este é um grito de luta. Estamos unidos aqui solicitando a ajuda desta Casa. E se preciso for preciso nós vamos armar barracas em frente à Assembleia Legislativa, ao Palácio dos Bandeirantes, do Planalto, ao Congresso, aonde for”, disse o presidente da AMA e prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa.

Entre as principais queixas, destaque para o presidente da APM, Marcos Monte: “É preciso dividir o ônus. Só os prefeitos têm lei de responsabilidade fiscal para cumprir”. Ele se refere às muitas exigências às prefeituras que só acumulam responsabilidades. Monte orientou os presentes que não assinem o termo de recebimento das redes de iluminação pública da forma que está. “O termo afirma que as fiações, lâmpadas e reatores estão plenas condições”. Mas a iluminação foi apenas o estopim para toda a discussão.

Para eles, 99% dos prefeitos que participavam da reunião não conseguirão fechar as contas de 2014 sem a ajuda do governo do estado. O prefeito de Barbosa, João dos Reis Martins, foi uma das dezenas de vozes que disse que “a situação é lamentável”. “Estou a ponto de ter um ataque. Quando me perguntam: Tudo bem? Respondo apenas: Estou vivo. Ajude-nos pelo amor de Deus”, desabafou.

“Seremos tachados como os piores prefeitos da história de nossas cidades”, lamentavam os prefeitos. “Pelo município, nós ajudamos a Polícia Militar, a Justiça Eleitoral, Casa da Agricultura, cumprimos ordens judiciais de atendimento… tudo onera o município. Vamos estabelecer o que é competência de quem. Cadê o Estado e a União se na verdade a saúde universal deve ser feita pelos três entes federados? Dinheiro às vezes é mais difícil, então é hora de adquirir responsabilidades”, disse presidente da APM.

Para finalizar o ano sem improbidade administrativa “só existe uma solução imediata: precisamos de recurso para custeio”, disse o prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto. O ‘custeio’ daria à cidade a liberdade de usar o repasse para a compra, por exemplo, de materiais de saúde e remédios. “Não precisamos tanto de prédios e máquinas. A necessidade agora é cuidar da estrutura que já temos. “De que me adianta ganhar máquinas e prédios dos governos federal e estadual, se não conseguirei usá-los?”. A sugestão é que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) mudasse para Plano de Ajuda as Cidades.

De posse da ata da reunião, os presentes vão requerer as audiências com Alckmin e Dilma. Caso não sejam ouvidos, agendarão o manifesto. Participaram ainda da reunião os estaduais Itamar Borges (PMDB), Carlão Pignatari (PSDB), Davi Zaia (PPS) e Orlando Bolçone (PSB), além do deputado federai eleito, Fausto Pinato (PRB-SP).

Fonte e fotos: Suelen Tavares Polachini / Ascom – deputado estadual Sebastião Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!