“Saúde em Roraima é uma vergonha”, diz deputado estadual

Marcelo Natanael critica unidades em Mucajaí, Caracaraí e Iracema

Publicado em 5/4/2013 - 00:00

05_04_13_destaque04_rr_marcelo_natanael_saude_roraima_vergonha
A situação crítica de unidades de saúde pública dos municípios de Iracema, Mucajaí e Caracaraí foi alvo de pronunciamento do deputado republicano

Boa Vista (RR) – A situação crítica de unidades de saúde pública dos municípios de Iracema, Mucajaí e Caracaraí foi alvo de pronunciamento do deputado Marcelo Natanael (PRB-RR), vice-presidente da Comissão de Saúde, na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta quarta-feira (03).

“A saúde do nosso Estado é uma vergonha. Tive acesso ao relatório do CRM [Conselho Regional de Medicina de Roraima] produzido ano passado e verifiquei in loco que a situação é ainda pior do que foi mostrado”, disse.

Dentre os principais problemas constatados no Centro de Saúde I de Mucajaí, está a falta de medicamentos básicos, de prontuários médicos e de equipamento para a realização do exame de eletrocardiograma. O laboratório da unidade está fechado desde o ano passado.

Nas duas unidades de saúde de Caracaraí visitadas pelo parlamentar, os problemas constatados são similares. Além da falta de medicamento, um dos problemas mais graves é o sucateamento dos equipamentos médico-hospitalares da unidade mista Irmã Aquilina.

No relatório foi apontado ainda que o Posto de Saúde da Vila Petrolina do Norte, distante 40 km da sede de Caracaraí, não funciona de maneira regular. Os moradores reclamam da falta de médicos para atendimento.

Em Iracema, no Centro de Saúde Irmã Camila, o aparelho para realização de exame de sangue está com defeito e o equipamento de raio-x não é utilizado. Algumas salas para atendimento estão fechadas e sem condições de uso. De acordo com o relatório, a sala destinada ao Centro Cirúrgico está desativada, embora existam equipamentos disponíveis para o funcionamento.

O relatório produzido pelo parlamentar deverá ser encaminhado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal para adoção de medidas cabíveis. Novas visitas aos demais municípios do estado deverão ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: G1 Roraima
Foto: Jonas Trindade

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend