Sancionado projeto de Jutay Meneses que cria semana de prevenção ao câncer de intestino

O objetivo é alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino na Paraíba

Publicado em 2/3/2018 - 00:00

Sancionado projeto de Jutay Meneses que cria semana de prevenção ao câncer de intestino
O objetivo é alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino na Paraíba

João Pessoa (PB) – A Lei nº 11.016 institui a Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Cólon e Reto na Paraíba, a ser realizada anualmente, na 1ª semana do mês de março. A matéria é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB) e foi publicada no Diário Oficial com a sanção do Executivo.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para este ano 36.360 novos casos da doença no Brasil, sendo 17.380 homens entre homens e 18.980 entre mulheres. Na Paraíba, serão 320 novos casos, atingindo 140 homens e 180 mulheres. Aproximadamente 16 mil mortes por câncer colorretal são registradas por ano.

Jutay Meneses aponta que durante a semana de prevenção deverão ser realizadas, entre outras atividades, palestras e campanhas informativas. O objetivo é alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino. O parlamentar também utilizará as suas redes sociais para realizar uma campanha educativa, chamando atenção para o problema e a necessidade de um diagnóstico precoce.

“O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos”, explicou Meneses.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend