Sancionada lei que apoia consumidores de plano de saúde

19_08_13_destaque02_mg_sancionada_lei_apoia_consumidores_plano_saude001

A iniciativa para sanar o problema partiu do deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG)

Belo Horizonte (MG) – Os consumidores mineiros acabam de ganhar mais um apoio legal para enfrentar o – sempre complexo e difícil – relacionamento com os planos de saúde, especialmente a questão da falta de informações ou dados atualizados nos livros oferecidos pelas operadoras, referentes ao quadro de médicos conveniados, preços, carências e garantias dos serviços prestados. A iniciativa para sanar o problema partiu do deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG), ao apresentar o Projeto de Lei 2352/08 que foi sancionado pelo governador do estado de Minas Gerais, passando a vigorar como a Lei 20.809/2013.

Reunião OrdináriaA partir de agora, as seguradoras e operadoras de planos de assistência à saúde, definidas pela Lei Federal n° 9.656, de 03 de junho de 1998, ficam obrigadas a fornecer ao consumidor, a partir da assinatura do contrato, livro contendo a relação dos médicos, por especialidade, e dos hospitais, clínicas e demais entidades credenciados ou referenciados, com os respectivos endereços e telefones, observando que qualquer alteração nos dados deverá ser formalmente comunicada ao contratante, de imediato.

De acordo com Abramo, a lei faz valer o Código de Defesa do Consumidor, que assegura o direito de informação ao cliente, de forma correta e precisa, sobre composição, características, qualidades, preços e outros dados essenciais aos serviços prestados. “A saúde é um bem por demais valioso, e o consumidor tem direito a informações claras sobre os serviços pelos quais está pagando”, assinala o deputado, lembrando que o não cumprimento do dispositivo deixa a operadora sujeita às penalidades previstas na Lei Federal n° 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Fonte e foto 02: Ascom – deputado estadual Giberto Abramo
Foto 01: Werther Santana/AE

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!