Sancionada lei de autoria do deputado Delmasso contra maus-tratos aos animais no DF

Sancionada lei de autoria do deputado Delmasso contra maus-tratos aos animais no DF

Lei tipifica como maus-tratos os atos que atentem contra a liberdade psicológica, fisiológica, sanitária e ambiental dos animais

Brasília (DF) – O Governo do Distrito Federal sancionou, na terça-feira (22), lei de autoria do deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF) que define sanções a serem aplicadas pela prática de maus-tratos a animais. O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a presença do o secretário de Meio Ambiente, Felipe Ferreira, entre outras autoridades.

A medida atualiza a lei dos direitos dos animais domésticos, já que na redação anterior não havia uma legislação que os abrangesse. Além de tornar a fiscalização mais eficiente, punindo instituições e não apenas o tutor, a norma altera também os valores das multas e prevê requisitos para garantir o bem-estar dos animais. Na legislação anterior, a multa variava de R$ 200 para casos considerados leves a R$ 2.250 para infrações graves. Agora, o fiscal pode aplicar a correção, ao identificar a situação de crueldade, no valor de 1 a 40 salários mínimos.

Delmasso disse que o DF pode ser referência no combate aos maus-tratos. “Aqui, eu só fui um signatário e tive a honra de trabalhar para a aprovação desse projeto. E no que depender de mim, faremos do DF um exemplo de boa execução da política de proteção animal”.

Pela lei, são tipificados como maus-tratos os atos que atentem contra a liberdade psicológica, como deixar o animal amarrado por muito tempo, ambiente comportamental, fisiológica, sanitária e ambiental dos bichos. Antes, somente eram autuados casos em que eles estivessem com danos físicos, como cortes ou feridas abertas.

Para o secretário do Meio Ambiente, Felipe Ferreira, a lei observa que os animais são seres que sentem dores, amor e alegria, por isso é tipificado danos emocionais. “O apoio do deputado é fundamental para que consigamos fazer uma política mais forte, não só na questão da legislação, mas no apoio até com recursos orçamentários para melhorar a questão do hospital veterinário ou implementar o controle populacional, que é a castração”, disse o secretário.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Rodrigo Delmasso
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.