Salas de espera devem contar com sistemas de alerta para atendimento a pessoas com deficiência

Iniciativa é do deputado estadual Jutay Meneses. Norma está prevista na Lei nº 10.984/2017

Publicado em 29/7/2018 - 00:00

Salas de espera devem contar com sistemas de alerta para atendimento a pessoas com deficiência
Iniciativa é do deputado estadual Jutay Meneses. Norma está prevista na Lei nº 10.984/2017

João Pessoa (PB) – A promoção da melhoria de vida e da cidadania das pessoas com deficiência física têm sido uma das bandeiras de atuação do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB). Algumas dessas ações já viraram lei, a exemplo da nº 10.984/2017, que obriga os estabelecimentos públicos e privados a dispor, em suas salas de espera, de um sistema de chamada para atendimento ao público portador de deficiência.

Esses sistemas serão dotados de alertas visuais e avisos sonoros, indicando o nome do cliente, usuário ou paciente e ou o número da senha. Jutay explicou que os estabelecimentos que se utilizarem de senhas impressas deverão disponibilizar também em braile.

“Nossa intenção é promove a autonomia e a inclusão social do portador de deficiência auditiva e visual em todo o Estado e, assim, garantir o respeito à dignidade da pessoa humana e o direito à acessibilidade”, destacou o deputado.

Sistema Braile

Outra legislação de autoria de Jutay é a de nº 11.013/17, que institui o Dia Estadual do Sistema Braille. Desde o período em que a lei entrou em vigência a data é celebrada, anualmente, no dia 8 de abril. O texto apresenta que entidades públicas e provadas devem realizar eventos destinados a divulgação do sistema Braille, reforçando a importância para educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa com deficiência visual.

Ainda na luta pela valorização da pessoa portadora de deficiência, o parlamentar criou também a Lei nº 11.014/17, esta, por sua vez, cria a Semana de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e institui que deverá ser realizada, anualmente, na primeira semana de agosto. A programação é feita com a elaboração de cartilhas promovendo a conscientização de profissionais da área da educação, bem como familiares, privilegiando informações sobre o conceito TDAH, diagnóstico, sintomas e tratamento.

Projetos

Além da luta por causas ligadas à inclusão das pessoas com deficiência, Jutay Meneses tem leis aprovadas na área da saúde, esporte, economia, educação, pesca, entre outros setores que envolvem o cotidiano dos paraibanos. O parlamentar apresentou 187 projetos de lei na Assembleia Legislativo, durante quase quatro anos de atuação.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend