Russomanno questiona privacidade do consumidor no Cadastro Positivo após aprovação na Câmara

Russomanno questiona privacidade do consumidor no Cadastro Positivo após aprovação na Câmara

“O que me preocupa é que o Cadastro Positivo, nas condições em que foi aprovado, abre o sigilo financeiro e bancário de todos os brasileiros”, ressalta o republicano

Brasília (DF) – O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação dos destaques apresentados ao Projeto de Lei Complementar (PLP 441/2017), que modifica as regras do Cadastro Positivo. O deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP), que votou a favor dos destaques em defesa da privacidade do consumidor comentou: “O que me preocupa é que o Cadastro Positivo, nas condições em que foi aprovado, abre o sigilo financeiro e bancário de todos os brasileiros. Quem não quiser fazer parte do banco de dados pode até pedir para sair, mas as informações pessoais já terão sido devassadas, que é o que nós não queríamos que acontecesse”, explicou o parlamentar.

Os bancos argumentam que o objetivo do projeto é diminuir a taxa de juros, oferecer mais segurança e melhorar oportunidades de crédito. No entanto, Russomanno questiona se isso realmente vai acontecer, visto que a versão atual do Cadastro Positivo existe desde 2011. “Seis milhões de pessoas já foram inseridas no banco de dados e, ao contrário do que foi prometido, nenhuma delas teve a taxas de juros reduzidas”, alertou o republicano.

Durante o processo de tramitação do projeto na Casa, Russomano apresentou sugestões ao relator do PL, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP). Dentre as propostas do republicano, foram acatadas a que determina o Código de Defesa do Consumidor como norteador das relações do Cadastro Positivo e a de que os birôs de crédito respondessem civil e criminalmente caso expusessem os dados pessoais dos consumidores.

“Não queríamos que a vida do cidadão fosse exposta desta maneira, mas sabemos que esta é uma Casa democrática e quem decide é a maioria, e a maioria escolheu aprovar o projeto”, observou Russomanno. “Vamos conferir se os bancos cumprirão com sua palavra e se vão realmente diminuir a taxa de juros. Esperamos que os brasileiros tenham condições de financiar carros ou casas e pegar empréstimos pessoais com taxas mais em conta”, finalizou.

A matéria retorna ao Senado Federal para apreciação das modificações que foram feitas na Câmara dos Deputados.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.