Russomanno propõe que volume exato de combustível seja obrigatório nos manuais de carros

Projeto de lei altera o Código de Trânsito Brasileiro (TCB) tornando obrigatória a informação

Publicado em 16/5/2018 - 00:00

Russomanno propõe que volume exato de combustível seja obrigatório nos manuais de carros
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (TCB) tornando obrigatória a informação

Brasília (DF) – Por meio do Projeto de Lei 10178/2018, o líder do PRB na Câmara, deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP), sugere a inclusão do volume exato de combustível no manual dos veículos. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (TCB) tornando obrigatória a informação.

“Não se justifica que uma indústria com tamanha sofisticação tecnológica, como é o setor automotivo, seja incapaz de uma simples avaliação da capacidade de um tanque de combustível”, contesta o republicano.

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) fez uma comparação entre as informações dos manuais de 13 modelos de veículos com a capacidade real dos respectivos tanques. Um único modelo teve volume medido idêntico ao do manual, ao passo que outros chegaram a apresentar variação de até 36,5% a mais.

“Abastecendo o carro na reserva, o motorista pode ser surpreendido com menos ou mais combustível do que o esperado e poderá questionar o frentista, talvez até mesmo acusando injustamente o posto de fraude, uma situação em que ambos serão vítimas de desinformação”, alerta Russomanno.

O PL será avaliado pela Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei 8085/ 2014, do Senado Federal, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend