Rota 2030: Marcos Pereira expõe vantagens de modernizar mercado automotivo em Simpósio na Câmara

Rota 2030: Marcos Pereira expõe vantagens de modernizar mercado automotivo em Simpósio na Câmara

Marcos Pereira fala sobre a indústria automotiva no Simpósio Caminhos Sustentáveis: o RenovaBio no Rota 2030

Brasília (DF) – O deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP) foi um dos palestrantes no Simpósio Caminhos Sustentáveis: o RenovaBio no Rota 2030, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) na Câmara dos Deputados. Na oportunidade, foi reinstalada a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, que tem como presidente o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP).

Marcos Pereira foi convidado para falar sobre sua experiência como ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, na construção do programa Rota 2030. O parlamentar destacou o trabalho feito a várias mãos com a ajuda do governo federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Rota 2030: Marcos Pereira expõe vantagens de modernizar mercado automotivo em Simpósio na Câmara

“Conseguimos concluir esse trabalho ainda em setembro de 2017, ano em que o programa automotivo Inovar-Auto iria expirar e precisávamos trazer uma nova política industrial para o Brasil. Sabemos da relevância da indústria automotiva para o nosso país, que emprega quase 1,6 milhão de pessoas e gera a arrecadação de mais de 40 bilhões de reais para os cofres públicos anualmente. Focamos em agregar tecnologias avançadas que fazem parte da indústria 4.0, a chamada quarta revolução industrial, que já está presente na indústria automotiva”, explicou.

De acordo com Marcos Pereira, o Brasil possui 26 montadoras instaladas em 10 estados e só em São Paulo há 27 unidades industriais do setor, que representam a maioria da indústria automotiva do Brasil. “O Rota focou em algumas premissas básicas, como a eficiência energética, e esse tema está de acordo com a pauta desta Frente que reinstalamos hoje. Num futuro próximo teremos carros híbridos que utilizam biocombustíveis. Pela primeira vez o Brasil tem um programa automotivo que olha para o futuro e para as próximas gerações. Biocombustível e eficiência energética são temas que devem ser tratados como políticas de Estado e não de Governo”, ressaltou o republicano.

Pereira lembrou que esse programa também induz a um comportamento inovador do brasileiro, principalmente em relação aos biocombustíveis. “Em termos de vantagem econômica e ecológica, o etanol brasileiro está muito à frente. Ele é referência mundial de tecnologia e inovação e ocupa apenas 2% na área agrícola do Brasil nas plantações de cana de açúcar. Sabemos que o álcool produzido nos EUA, na China e na Europa, é diferente porque ele compete diretamente com produtos alimentícios, o que não é o caso do Brasil”, argumentou.

Por fim, o deputado Marcos Pereira informou que além da modernização automotiva, o programa prevê uma redução de custos com acidentes e redução das mortes no trânsito. Segundo ele, espera-se entre 2022 e 2027 uma redução de 48 bilhões de reais em razão de uma maior segurança veicular que esse programa pretende ampliar.

Participaram do painel “Rota 2030” o presidente da Consultoria DATAGRO e integrante do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Plínio Mário Nastari, o representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Júnior, e o Executivo do Ministério da Economia, Igor Calvet.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB 
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.