Rosangela Gomes quer viabilizar capacitações em língua portuguesa em Timor-Leste

Republicana debateu com o embaixador do Brasil em Timor-Leste a realização de um curso de português, de um programa de capacitação em saúde pública e a doação de medicamentos

Publicado em 19/6/2017 - 00:00

Republicana se reuniu com o embaixador do Brasil em Timor-Leste, Aldemo Garcia para debater a realização de um curso de português, de um programa de capacitação em saúde pública e a doação de medicamentos

Brasília (DF) – A presidente da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (RM-AP-CPLP), deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), recebeu nesta semana o embaixador do Brasil em Timor-Leste, Aldemo Garcia. Durante o encontro, foram discutidas as propostas da Rede a serem desenvolvidas naquele país. Entre os projetos, estão a realização de um curso de português, de um programa de capacitação em saúde pública e a doação de medicamentos.

“A Língua Portuguesa é o que nos aproxima, nos une. A Rede de Mulheres da CPLP e a Câmara dos Deputados estão prontas para auxiliar Timor-Leste”, afirmou a parlamentar. “O nosso objetivo é promover a aproximação entre as Casas Legislativas e oferecer uma contribuição concreta”, completou. Em abril de 2016, a Câmara sediou a 6ª Assembleia Parlamentar da Comunidade e assumiu a presidência até 2018.

Aldemo Garcia afirmou que Timor-Leste tem 1,2 milhão de habitantes. Segundo o embaixador, a saúde pública é precária. “O acesso aos serviços de saúde no país é um problema sério. Os habitantes precisam se deslocar para Cingapura e Bali, província da Indonésia, dependendo da complexidade”, destacou.

Durante a Conferência da RM-AP-CPLP, realizada em abril na Câmara, foi aprovado um plano estratégico com ações para ampliar o intercâmbio de informações e a cooperação interparlamentar. Uma delas é ofertar um curso em língua portuguesa, com ênfase no contexto legislativo, voltado para parlamentares e assessores, que manifestarem interesse. Embora integrem a CPLP, há países que não têm o português como idioma oficial, caso da Guiné Equatorial. O curso será ministrado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Casa.

Outra iniciativa da Câmara é realizar um curso sobre campanhas de saúde, com destaque para a saúde da mulher, elaborado pelo Departamento Médico da Casa, a ser ministrado em conjunto com os parlamentos que desejarem sediar a capacitação.

Por fim, a presidente da RM-AP-CPLP está buscando apoio junto ao governo federal para realizar a doação de medicamentos e vacinas aos países que necessitam combater e erradicar doenças como a tuberculose, por exemplo.

Rosangela Gomes enviou um ofício que será entregue ao presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste pelo embaixador Aldemo Garcia. Um material com os detalhes dos projetos também foi enviado. O intuito é agilizar a viabilização das propostas, ressaltou a deputada. “Havendo interesse dos parlamentares timorenses em participar de alguma dessas atividades, pedi que comuniquem a Embaixada do Brasil em Díli, a fim de que possamos elaborar conjuntamente o calendário e as condições dessa cooperação”, concluiu.

Texto e fotos: Alessandra Galvão / Ascom – deputada federal Rosangela Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend