Rosangela Gomes participa de lançamento da campanha nacional sobre aleitamento materno

Evento aconteceu na sexta-feira (17), no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro

Publicado em 20/5/2019 - 00:00

Rosangela Gomes participa de lançamento da campanha nacional sobre aleitamento materno
Evento aconteceu na sexta-feira (17), no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – A coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), participou na sexta-feira (17), no Instituto Fernandes Figueira, localizado no bairro do Flamengo, do lançamento da campanha nacional de aleitamento materno, do Ministério da Saúde. Com o slogan “Doe Leite Materno, alimente a vida”, a campanha de doação de leite visa sensibilizar as gestantes e as mulheres que amamentam a fazerem doações durante todo o ano.

“Quero fazer uma chamada a todas as republicanas do Brasil. Nós sempre fazemos campanha de doação de sangue, a partir de agora vamos fazer a campanha da doação de leite, porque doar leite é doar vida. Quero chamar a atenção das minhas companheiras, vamos ajudar não somente as mulheres e crianças brasileiras, mas também as crianças dos países africanos que sofrem com a ausência de leite materno”, disse a republicana, ao lado do ministro da Saúde, Henrique Mandetta. 

“A nossa campanha está em Angola, no Timor Leste, no Caribe, na Região Hispânica. As nossas sedes da Fiocruz estão prontas para auxiliar os países, todos aqueles que têm iniciativa com bancos de leite e pasteurização. O uso do leite materno diminui a mortalidade infantil, simples assim”, esclareceu o ministro. Segundo ele, o Brasil é uma referência mundial na manipulação de leite materno e são diversos os países que adotam tecnologia brasileira de coleta, pasteurização e entrega do alimento.

Saiba mais

Aumentar em 15% o volume de leite materno coletado e aumentar o número de doadoras são as metas da campanha de 2019, que, além de sensibilizar gestantes e lactantes para a importância deste ato de solidariedade, visa também desmistificar que é preciso ter ‘muito leite’ para ser doadora. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados nas UTIs neonatais a terem uma melhor recuperação e uma vida mais saudável.

Dependendo do peso do recém-nascido, apenas 1 ml já é suficiente para nutri-lo a cada refeição. Entre os anos de 2008 e 2018, 2 milhões de recém-nascidos foram beneficiados com 2 milhões de litros de leite humano de 1,8 milhão de mulheres, segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH). Contudo, a quantidade de leite coletado supre 55% da demanda real. Por isso, o Ministério da Saúde lança campanha anuais, a fim de aumentar os estoques de leite humano nos bancos de leite de todo o Brasil.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional, com informações da Ministério da Saúde
Foto: Ascom – deputada federal Rosangela Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend