Rodrigo Delmasso defende a presença de dentistas em UTIs do DF

Rodrigo Delamsso defende a presença de dentistas em UTIs do DF

Parlamentar defendeu que uma das soluções para minimizar a defasagem existente seria a contratação de cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal, aprovados em concurso em 2014

Brasília (DF) – Audiência pública realizada pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF) discutiu, na segunda-feira (14), a situação da saúde bucal no DF, que segundo indicadores do DataSus 2015, a capital está com déficit de profissionais e falta de estrutura para atender às demandas. 

Segundo levantamento, enquanto a média do país é de 52,87%, em Brasília o número é de 29,62%. Delmasso defendeu que uma das soluções para minimizar essa defasagem seria a contratação de cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal, aprovados em concurso público em 2014.

Segundo o parlamentar, a nomeação de 358 profissionais de cada categoria não apenas representaria um reforço necessário à saúde bucal, como também possibilitaria o cumprimento da legislação que assegura a presença de cirurgião-dentista para o atendimento a pacientes internados em UTI do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o evento, a presidente do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira do DF, dra. Renata Sgarioni, afirmou que muitas vezes o paciente é internado pelo plano de saúde médico, porém os planos, tanto médicos como odontológicos, não cobrem os procedimentos do dentista na UTI. “Como o paciente não teve acesso ao cuidado básico antes de ser internado, ele pode apresentar uma saúde bucal precária necessitando de cuidados odontológicos emergenciais em nível hospitalar além dos preventivos”, explicou.

O deputado questionou os especialistas sobre quais medidas poderão ser feitas para melhorar a cobertura de saúde bucal. “O DF tem a pior cobertura de saúde bucal do país. A falta de saúde bucal causa graves consequências à saúde. Precisamos humanizar mais o atendimento e valorizar o ser humano”, defendeu. O parlamentar sugeriu a realização de simpósio nacional sobre saúde bucal e a criação do Instituto de Saúde Bucal no DF.

O gerente de odontologia da Secretaria de Saúde, Dr. Maurício Basso, relatou que os principais problemas são a escassez de mão de obra e falta de profissionais. Segundo o especialista, a pasta conta com 247 equipes trabalhando no programa Saúde da Família, mas, segundo ele, a cobertura é baixa. No Sistema Único de Saúde (SUS) temos 27 mil equipes em saúde bucal no Brasil. “Eu vejo a odontologia com mais ganho de espaço no futuro, atuando em leitos de enfermaria e UTI”, esclareceu.

Atuando em prol da odontologia do DF, Rodrigo Delmasso criou a Frente Parlamentar em Defesa da Odontologia em fevereiro de 2018, apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para contratar 358 dentistas e 358 técnicos em saúde bucal.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – deputado distrital Rodrigo Delmasso
Foto: Ascom – deputado Rodrigo Delmasso

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.