Roberto Sales visita 6º Esquadrão de Transporte Aéreo

6º ETA é um dos Esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) capacitado para o transporte de órgãos

Publicado em 19/9/2017 - 00:00

6º ETA é um dos Esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) capacitado para o transporte de órgãos

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) visitou o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), Esquadrão Guará, em Brasília. O republicano foi recebido pela assessor parlamentar do comandante da Aeronáutica (Aspaer), o brigadeiro Ary Soares Mesquita.

O 6º ETA é um dos Esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) capacitado para o transporte de órgãos. De janeiro a junho deste ano, já transportou cerca de 90 órgãos. “A FAB é responsável pelo espaço aéreo e, com essa prerrogativa, é possível priorizar o tráfego de uma aeronave que transporta um órgão, disse Mesquita.

Segundo o parlamentar, que é ​presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de Órgãos da Câmara dos Deputados, a visita teve objetivo incentivar, contribuir, debater e fomentar políticas públicas relacionadas à prática. Transplantado há sete anos, Sales afirma conhecer bem o drama diário de quem aguarda uma doação de órgão. “Recebi um rim do meu pai. Durante três anos e meio, fiz o tratamento de hemodiálise e fui privilegiado por meu pai, com 74 anos na época, estar disponível para doar. De 12 pacientes que começaram o tratamento comigo, apenas dois realizaram o transplante. É como estar na fila da morte”, relatou o deputado do PRB.

Durante a visita, o parlamentar conheceu as aeronaves Learjet VU-35 9 e Brasília C-97, utilizadas pelo Esquadrão Guará para o transporte de órgãos e equipes médicas. O tenente-coronel Ivan Lucas Karpischin, comandante do 6º ETA, acompanhou a visita do deputado e explicou que a aeronave Learjet é um jato com alto desempenho em velocidade e, por isso, bastante utilizado para este tipo de missão pelo Esquadrão.

O deputado se colocou à disposição para defender a causa por meio de emenda parlamentar. “Como parlamentar, preciso fazer alguma coisa para melhorar a situação daquelas pessoas que precisam de transplantes. Sinto que ainda falta estrutura e como sei o que é esperar por um órgão, pretendo fazer o possível para ajudar neste sentido”, complementou.

Texto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales, com informações da Agência Força Aérea
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend