Roberto Sales propõe abatimento no IR de gastos com medicamentos de uso contínuo

O uso deverá ser comprovado por nota fiscal e receita médica em nome do contribuinte

Publicado em 6/11/2017 - 00:00

Roberto Sales propõe abatimento no IR de gastos com medicamentos de uso contínuo
O uso deverá ser comprovado por nota fiscal e receita médica em nome do contribuinte

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 8902/2017, do deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ), que assegura a dedução das despesas de medicamentos de uso contínuo na base de cálculo do Imposto de Renda. Pelo texto, o uso deverá ser comprovado por nota fiscal e receita médica em nome do contribuinte.

O projeto acrescenta dispositivo à Lei 9.250/95, que hoje admite que as despesas médicas sejam dedutíveis na declaração do Imposto de Renda, mas não inclui as despesas com medicamentos de uso contínuo.

O republicano destaca que a iniciativa visa alinhar a evolução da política pública desenvolvida na área de saúde nos últimos anos,a  exemplo da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e o Programa Farmácia Popular do Brasil, que disponibiliza medicamentos com até 90% de redução no preço.

“Trata-se de mais uma iniciativa que contribui para a elevação da renda da população e a melhoria de sua qualidade de vida, em particular para os brasileiros com dificuldades para manter tratamento medicamentoso no orçamento doméstico”, explica Sales

Texto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend