Roberto Sales lança Frente Parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de Órgãos

roberto-sales-prb-lanca-frente-parlamentar-de-incentivo-a-captacao-e-doacao-de-orgaos-foto-roberto-ribeiro-18-09-15

O objetivo, segundo Roberto Sales, é incentivar o aumento de transplantes de órgãos no país. Frente Parlamentar será lançada no dia 08 de outubro.

 

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados vai lançar no próximo dia 08 de outubro a Frente Parlamentar de Incentivo a Captação e Doação de Órgãos. A iniciativa foi proposta pelo deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) e tem como objetivo incentivar o aumento de transplantes no país. O deputado republicano conseguiu o apoio de mais de 250 parlamentares, número bem acima que o necessário para a criação do colegiado.

Segundo Sales, a frente pretende avançar quanto à doação de órgãos no Brasil, como alertar a sociedade sobre o assunto. O republicano viveu na pele a espera de um rim, obtendo sucesso quando recebeu a doação de seu pai. “Recebi do meu pai, a quem sou grato, um rim e obtive bons resultados. No entanto, existem aqueles que ainda aguardam na fila do transplante. Por isso, considero essencial à instalação da frente para incentivar, contribuir, debater e fomentar nas políticas públicas relacionadas a esta área”, declara.

Sales chama a atenção para a necessidade de levar esclarecimento à população para que a prática seja estimulada no Brasil. Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), de janeiro a junho de 2015, cerca de 32 mil pacientes aguardavam na fila de espera, sendo 235 para coração, 1.448 para fígado, 20 para pâncreas, 461 pâncreas e rim, 201 para pulmão, 10.386 para córnea, e 19.249 para rim. Porém, só foram realizados de 3.770 transplantes.

O principal obstáculo para a efetivação da doação, segundo o parlamentar, continua sendo a recusa familiar (44%). “A meta de doações tem tudo para ser atingida, levando-se em consideração o enorme contingente de brasileiros em condições de realizar tal gesto em vida, ou mesmo após a morte, desde que tenha manifestado essa vontade. É um aspecto de suma importância, pois a legislação atual apenas permite, em caso de óbito, a retirada de órgãos mediante a autorização da família”, ressalta o deputado do PRB.

O evento de lançamento contará com a participação de deputados, profissionais da área de saúde executores de transplantes e representantes do setor.

 

Texto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales
Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!