Roberto Alves apresenta projeto que cria a Universidade Federal de Campinas

Republicano apresentou na última semana um PL que cria Universidade Federal de Campinas.

Publicado em 13/4/2015 - 00:00

roberto-alves-faculdade-campinas-douglas-13-04-15
Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas pode virar realidade

Brasília (DF) – O deputado Roberto Alves (PRB-SP) apresentou, na última quinta-feira (9), o Projeto de Lei 1083/2015, que autoriza o governo a criar a Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Aprovada a proposta, a cidade poderá ganhar sua primeira instituição federal com capacidade para atender milhares de alunos.

No período em que exerceu o mandato de vereador em Campinas, Roberto Alves debateu amplamente o assunto e esteve ao lado do prefeito campineiro, Jonas Donizette (PSB), em todas as ações institucionais para sensibilizar o Governo Federal sobre a questão. “A região metropolitana de Campinas é responsável por uma parcela significativa do produto interno brasileiro. Precisamos ter tratamento adequado por parte da União, inclusive no que tange a investimentos para ciência e tecnologia”, afirmou Alves.

A prefeitura, em tratativas anteriores, já havia sinalizado a criação da universidade e inclusive reservou um espaço no distrito de Barão Geraldo, onde está localizada a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para a implantação da instituição.

Na legislatura passada foi apresentado um projeto relacionado à instalação da instituição em Campinas, mas foi arquivado. “Dessa vez, esperamos que, com a força de toda classe política regional e da população, a presidente Dilma Rousseff e o novo ministro da Educação, Renato Janine, se manifestem positivamente a respeito deste sonho para a nossa cidade“,  disse.

O republicano lembrou que é preciso agendar uma audiência com o Ministério da Educação, juntamente com os prefeitos da região. “Nós sabemos que uma proposta como esta só prospera após estudos técnicos. Respeitamos esta posição, mas, ao apresentar o projeto, acenamos ao governo federal que a população espera por mais vagas no ensino universitário e que investimentos em pesquisa retornam significativamente ao país. Campinas concentra um índice populacional muito grande, e temos a necessidade de alguns cursos que nem a Unicamp, nem a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) oferecem”, argumentou  o parlamentar.

Texto: Ana Lídia Monteiro / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Edição: Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend