Rio Utinga é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia

Rio Utinga é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia

Audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA)

Salvador (BA) – Na quarta-feira (15), o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), conduziu audiência pública sobre o Rio Utinga, responsável por abastecer pelo menos quatro cidades da Chapada Diamantina.

O evento aconteceu na Sala Eliel Martins, localizada no Parlamento Baiano, e teve o objetivo de discutir a atual situação do rio, que tem cerca de 70 quilômetros de extensão e padece com o severo desmatamento e a seca. A audiência foi proposta pelos deputados Jacó (PT), Marcelo Veiga (PSB) e Eduardo Alencar (PSD) e contou com participação ativa de lideranças comunitárias, autoridades, indígenas, ambientalistas, moradores da região e agricultores.

Durante o debate, o deputado Jacó (PT), falou do valor do Rio Utinga para o abastecimento de diversas cidades, inclusive a capital baiana, e lembrou que o nível de água está cada vez menor, gerando uma grande preocupação. “O Rio Utinga é muito importante para o abastecimento da população e agricultura de mais de cinco municípios na Chapada Diamantina, mas também abastece a região metropolitana de Salvador e está ameaçado. O nível de suas águas é cada vez menor. Defendemos o uso racional da água do rio, que deve ser prioritariamente para o consumo humano”, disse.

José de Arimateia ressaltou a importância do Rio Utinga, sobretudo no abastecimento de água na localidade e adjacências. Ele alertou para a situação vulnerável dos moradores com as consequências diretas na economia local e cobrou um posicionamento por parte do Governo do Estado da Bahia. “O que existe é a falta de interesse com a execução de obras e projetos já existentes em secretárias e órgãos responsáveis. Governador, Rui Costa, precisamos de sua sensibilidade para uma mudança de cenário, pois muitas famílias estão sofrendo diariamente e vulneráveis acerca dessa situação”, disse o republicano, ao afirmar que fará uma série de encaminhamentos para os órgãos competentes na expectativa de uma maior resolutividade.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Helena Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.