Republicanos reafirmam compromisso com a Segurança Pública

Deputado federal João Campos (PRB-GO) é o vice-presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública

Publicado em 21/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 09:52

Brasília (DF) – A Frente Parlamentar da Segurança Pública é a maior do Congresso Nacional com a adesão de 304 parlamentares. O colegiado terá como vice-presidente o republicano João Campos (PRB-GO) e conta com o apoio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. João Campos afirmou durante o lançamento da Frente que é fundamental fortalecer as polícias, mas há um compromisso de priorizar projetos que tratem de políticas de segurança pública.

“Não podemos abrir mão de tratarmos das leis orgânicas da Política Militar, Civil e Federal para fortalecer nossas instituições, mas isso não deve nortear o trabalho da frente. Não trataremos como prioridade os que buscam assuntos corporativos – que invadem competências de outras instituições – não permitindo que avancemos no que é importante”, disse o republicano.

Moro pediu atenção especial ao projeto de lei anticrime e destacou a quantidade de parlamentares que aderiram ao colegiado. “A adesão de mais de 300 deputados é um sinal de que estamos no caminho certo. É um projeto importante que deve ser votado com urgência. Os eventos que ocorreram no Ceará acendem uma luz amarela sinalizando que a questão da segurança pública é algo que tem que ser tratado com a devida celeridade, porque as ameaças são cada vez maiores. A proposta endurece o tratamento para crimes mais graves, destrava a legislação e cria mecanismos para melhorar a investigação”, explicou o ministro.

O deputado João Roma (PRB-BA) ressaltou o trabalho de João Campos em defesa da segurança pública no Parlamento. “O PRB tem se firmado nacionalmente como um partido de muita independência em defesa daquelas pessoas que mais precisam. João campos é destaque na defesa da Segurança Pública no Brasil, não apenas vendo a necessidade de readequação da estrutura, mas especialmente observando a segurança na ponta, onde a violência vem dizimando camadas da nossa população, principalmente jovens, muitos deles de origem negra”, lembrou o republicano.

O deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE) defende uma política permanente envolvendo estados e prefeituras de todo o país numa agenda de segurança. Para ele, esse trabalho deve abranger: serviço de inteligência, fiscalização de fronteiras e investimento e valorização dos funcionários da segurança pública. “Acho que o projeto é bom e traz avanços, mas é importante que o presidente Bolsonaro apresente uma agenda estratégica para esse setor, que vai desde o serviço de inteligência até investimentos públicos”, observou.

Para o Capitão Alberto Neto (PRB-AM), a solução do problema passa pela aprovação do Código de Processo Penal. “Este é o maior clamor da nossa sociedade no momento, porque ninguém aguenta mais conviver com tanta impunidade. Sou capitão da Polícia Militar e até ontem eu estava nas ruas trabalhando para combater o narcotráfico. Quero trazer minha experiência para o Parlamento e ajudar na formulação de leis e na fiscalização do Executivo para que os investimentos em segurança pública sejam prioridade”, afirmou.

O deputado Benes Leocádio (PRB-RN) ressaltou as dificuldades vivenciadas pelo povo brasileiro no tocante a insegurança. “Esperamos que as matérias hoje tramitando no Parlamento possam ter celeridade e que esta Frente venha realmente trazer a resposta que o povo anseia. Estou certo de que o PRB dará uma importante contribuição para aprovarmos o projeto de lei anticrime apresentado pelo ministro.

João Campos encerrou o seu discurso lembrando que a Frente tem caráter suprapartidário e veio para contribuir com o trabalho da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “Todos os deputados que aqui se encontram têm um compromisso com a redução da criminalidade no Brasil e com o enfrentamento da impunidade. Precisamos garantir melhores condições para que as instituições de segurança possam fazer isso corretamente”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend