Republicanos defendem dignidade aos trabalhadores da reciclagem

A Frente Parlamentar da Cadeia da Reciclagem, que tem atuação nacional, chega para ampliar as ações em defesa de mais reciclagem nos municípios da Região Norte

Belém (PA) – O deputado estadual Fábio Freitas, líder do PRB, presidiu a audiência pública que marcou o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem,  presidida pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) e que no Pará será coordenada pelo deputado federal Vavá Martins (PRB-PA) com o objetivo de fortalecer a cadeia da reciclagem na região Norte. O evento ocorreu no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta quinta-feira (6), com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre autoridades, parlamentares e catadores de lixo.

De acordo com o deputado Fábio Freitas, o maior problema é o local para destinação correta dos resíduos e para isso, seu trabalho parlamentar pode contribuir com a formação de políticas públicas para desenvolver o setor de reciclagem.  “Essa frente tem o objetivo de ajudar as pessoas que já estão organizadas, os catadores de lixo. Essa categoria não estava sendo representada e agora estamos representando esses trabalhadores que infelizmente foram esquecidos e têm famílias para sustentar. Sabemos que 89% do lixo pode ser reaproveitado e isso é geração de renda” , aponta o líder do PRB na Alepa.

A questão da coleta de lixo na Região Metropolitana de Belém foi abordada durante o evento. Para os parlamentares que coordenam a Frente, o fortalecimento dessa cadeia produtiva é uma alternativa para este problema urbano. 

“Em Belém, há 17 cooperativas de catadores de lixo. Então, se poderia desviar esses resíduos coletados do lixão para essas cooperativas e com isso, criando empregos. Integrar é a palavra. Integração entre cooperativa, qualificada e fortalecida, com o apoio da Frente e e sociedade que faz a coleta seletiva dentro de sua casa. Pretendemos ajudar os catadores a se qualificarem, para que tenham uma vida decente e que tenham segurança no futuro. É uma responsabilidade imensa levantar essa bandeira” , disse o deputado federal Vavá Martins.

Entre as autoridades presentes que prestigiaram o evento, o secretário de Esporte e Lazer (Seel), Arlindo Silva, acredita que o fortalecimento da reciclagem no estado só tem a beneficiar diretamente a população. “Vejo que essa Frente, coordenada na região pelo deputado federal Vavá Martins, vem para ajudar a nossa sociedade. Nós, do esporte, estamos de portas abertas para contribuir, inclusive, nos dias de jogos, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, por exemplo,  se colocar uma uma faixa referente à coleta seletiva do lixo e a conscientização da população em não jogar o lixo nas ruas”, enfatizou o titular da Seel. 

Para o deputado federal Carlos Gomes a região norte precisa muito das ações da Frente, para ter um processo adequado de separação e da destinação dos resíduos, e diante da necessidade de indústrias que processe esse material. “Tudo começa em casa. A população pode ajudar, separando corretamente o úmido do seco, o que seria um grande avanço. Hoje recicla-se apenas 3% do quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos que produzimos.

O desafio é a descentralização da indústria, ter linha de financiamento adequada para novos empreendedores e criar alíquota mínima para esses impostos para que não onere ainda mais essa cadeia” , afirmou o presidente nacional da Frente. 

Para a categoria, o momento é de uma expectativa positiva. “Toda nossa área metropolitana precisa dessas ações, assim como o estado. Não podemos correr o risco de abertura novamente do lixão do Aurá, onde temos uma reserva ambiental a proteger e Marituba também não pode continuar pagando por todo o lixo da Região Metropolitana. Espero que os ideais da Frente ganhe as ruas, o poder público se sensibilize e a sociedade abrace essa causa”, enfatizou Jonas da Silva, presidente da Central das Cooperativas do Estado do Pará.

Também é proposta da Frente a criação de campanhas de conscientização sobre coleta seletiva e a destinação dos resíduos sólidos, entre outras ações.

Texto e fotos: Ascom – Deputado Estadual Fábio Freitas (PRB-PA)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.