Republicanos celebram Dia Mundial Sem Tabaco

Republicanos celebram Dia Mundial Sem Tabaco

Deputado federal Aroldo Martins (PRB-PR), autor da solenidade, alertou que a epidemia do tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública do mundo

Brasília (DF) – O Dia Mundial Sem Tabaco foi tema de sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (27). Da tribuna do plenário Ulysses Guimarães, o requerente da homenagem, deputado federal Aroldo Martins (PRB-PR), alertou que a epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública do mundo. “Precisamos deixar claro que o cigarro é inimigo da vida. O tabagismo é responsável pela morte de uma em cada duas pessoas que fumam, representando mais de sete milhões de óbitos por ano”, disse.

Republicanos celebram Dia Mundial Sem Tabaco

O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) chamou a atenção para os não-fumantes que são expostos ao fumo de maneira passiva. “Infelizmente, todos nós fumamos simplesmente por estar perto de quem fuma”, alertou. Ele ainda ressaltou a necessidade de incluir ao debate os produtores rurais, que têm no cultivo do fumo seu meio de subsistência. “O Brasil precisa fomentar culturas tão rentáveis quanto o tabaco e possibilitar outros meios de sustento dessas famílias”, acrescentou.

Republicanos celebram Dia Mundial Sem Tabaco

O deputado federal Julio Cesar (PRB-DF) parabenizou a iniciativa do deputado Aroldo Martins. “Conscientizar a sociedade dos malefícios do tabagismo, com ênfase nos jovens, é obrigação de todos e, principalmente, dever do poder público”, disse. Ele alertou para os gastos excessivos do governo em virtude do consumo do cigarro. “Os prejuízos causados à saúde pelo vício têm obrigado o estado a gastar enormes quantias a fim de financiar tratamentos a longo prazo, muitas vezes ineficazes, já que os males se instalam de forma irreversível e irremediável”, afirmou.

Kátia de Pinho Campos, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), observa que a data é uma oportunidade para reforçar a mensagem dos efeitos nocivos à saúde e à economia. “São mais de sete mil substâncias tóxicas, dentre elas 70 são cancerígenas. Além disso, os prejuízos econômicos representam, em nível mundial, mais de um trilhão de dólares por ano. Só no Brasil, são R$ 57 bilhões”, disse.

O diretor adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Bruno Rios, comentou os avanços na luta contra o cigarro. “A dependência à nicotina mata 157 mil brasileiros por ano, mas esse número vem reduzindo gradativamente como resultado das medidas socioeducativas e legislativas. Na década de 90, os usuários brasileiros de cigarro representavam cerca de 30% da população. Hoje, esse número é de 10%”, frisou.

Republicanos celebram Dia Mundial Sem Tabaco

Aroldo Martins finalizou a sessão com um alerta: “Hoje, o número é de 7 milhões de mortes por ano. Se nada for feito, esta cifra alcançará os dez milhões em 2030. 70% por cento destas mortes ocorrerão nos países em desenvolvimento”.

Saiba mais

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Dados da OMS e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) confirmam que mais de 300 pessoas morrem diariamente no Brasil em consequência do hábito de fumar, superando o número de mortes por Aids, acidentes de trânsito e crimes violentos.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

Confira a Galeria de Fotos:

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.