Sidelvan Nóbrega quer instituir dia estadual sobre autismo

19_11_13_atuacao02_ba_republicano_uer_instituir_dia_estadual_autismo001

O autismo é causado por uma deficiência no desenvolvimento, que prejudica principalmente a comunicação e a interação social do portador

Salvador (BA) – O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA) apresentou o projeto de lei que institui o Dia Estadual da Conscientização do Autismo. O documento já foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia e está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. O autismo é causado por uma deficiência no desenvolvimento, que prejudica principalmente a comunicação e a interação social do portador.

Em 2010, os especialistas afirmaram que 70 milhões de pessoas no mundo eram portadoras de autismo. No Brasil, são quase 2 milhões de brasileiros que possuem essa disfunção. A doença se manifesta antes dos três anos de idade e se caracteriza pela dificuldade de comunicação e de socialização, além do comportamento diferenciado durante toda a vida do indivíduo. Alguns autistas não apresentam todos os sintomas da doença. O diagnóstico precoce oferece melhor qualidade de vida aos portadores da síndrome.

19_11_13_atuacao02_ba_republicano_uer_instituir_dia_estadual_autismo002Por essas razões que, o deputado Sidelvan Nóbrega apresentou o projeto de lei nº 20.474/2013. O documento sugere que anualmente, no dia 02 de abril, seja comemorada a Data Estadual de Conscientização do Autismo, na qual a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia poderá promover palestras, cursos, distribuição de informativos, cartilhas e fazer campanhas, para melhor disseminar as informações sobre o autismo, suas causas, tratamentos e como apoiar a família e o portador.

O Dia Estadual da Conscientização do Autismo dará aos baianos a oportunidade de compreender a realidade do autista e de contribuir de alguma forma para o bem-estar das pessoas com a deficiência, além de ajudar as suas famílias a superarem certas adversidades provenientes do comportamento do portador da doença.

Fonte e fotos: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!