Quirino em debate sobre alimentação saudável para idosos

Republicano realiza palestra na Câmara dos Deputados

Publicado em 1/3/2013 - 00:00

 Quirino em debate sobre alimentação saudável para idosos
Republicano realiza palestra na Câmara dos Deputados

Brasília (DF) – O secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB-DF), participou na tarde dessa quarta-feira (27), do Seminário “Ações no Campo do Cuidado em Saúde do Idoso com Ênfase na Alimentação Saudável”, realizado no Auditório Freitas Nobre – Câmara dos Deputados. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Apoio ao Idoso, coordenado pelo deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ).

Quirino falou da atenção que se deve ter nessa faixa etária e da importância de levar conhecimentos nutricionais para os idosos de todas as classes sociais. “O idoso precisa ter um cuidado maior na alimentação, devido às doenças que aparecem com a idade. Nos trabalhos que realizamos a frente da Secretaria, percebemos que existe uma população mais carente que precisa de orientação de uma nutricionista, pois muitas vezes possuem hábitos alimentares prejudiciais a saúde, que comprometem o envelhecimento saudável”, relatou.

A Secretaria do Idoso desenvolveu o Programa Ciclos de Palestras, no qual um dos objetivos é levar ao conhecimento dos idosos temas que contribuam para que envelheçam ativamente. “Em nossas palestras de nutrição, verificamos que os idosos, após tomarem ciência da importância e das consequências de uma alimentação sadia, começam a seguir a risca as orientações que são passadas acerca do assunto”, enfatiza Quirino.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, enfatizou a importância do tema. “Um dos principais aspectos da prevenção de doenças e se promover o envelhecimento com saúde, esta ligado a forma que se  alimenta”, alerta.

“Além de incentivar os idosos a consumirem alimentos saudáveis, a família deve observar aspectos como perda de apetite, pois pode ser causada por depressão, ou por outras doenças, ou ainda, pela dificuldade de mastigar”, avaliou a consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Carolina Feldenheimer.

Estiveram presentes ao encontro a deputada Flávia Moraes; a professora Christina Pedra, presidente da Associação Comunidade Sustentável; a professora e nutricionista Xênia Versiani; a Dra. Cristina Hoffmann, coordenadora da Área Técnica Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde; e a nutricionista Dra. Ana Carolina Feldenheimer, consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom SEI
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend