Projetos para reeducação de menores infratores ganham espaço no poder público

Proposta tem como objetivo evitar que adolescentes que cometem atos infracionais voltem para o mundo da marginalidade.

Publicado em 4/5/2015 - 00:00

Projetos para reeducação de menores infratores ganham espaço no poder público
Na busca de resgatar crianças e adolescentes da criminalidade, os projetos de reintegração na sociedade estão entre as prioridades do poder público.

 

Manaus (AM) – No momento em que se discute a questão da redução da maioridade penal, os programas sociais e projetos de reinserção e reeducação de menores infratores ganham cada vez mais espaço. A proposta é evitar que esses adolescentes que cometem atos infracionais voltem para o mundo da marginalidade e do crime.

O deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), presidente da Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), afirmou que o projeto que trata da redução da maioridade penal tem sido acompanhado passo a passo pela comissão e que os membros estão reunindo matérias para apresentar projetos que venham combater os níveis de criminalidade por parte desses jovens.

“Nós temos projetos para fazer esse enfrentamento e estamos conversando com a população, pois queremos ouvir os pais e as mães desses adolescentes, para sabermos quais os anseios, o que eles pensam, para então finalizarmos esse trabalho, que será a apresentação de projetos”, informou o o deputado do PRB.

Já para o vice-presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho, deputado Dermilson Chagas (PDT), o poder público precisa atuar mais efetivamente com políticas públicas de inserção social que ofertem aos adolescentes uma educação de qualidade, prática de esportes e a oportunidade de executar atividades que gerem renda.

“O Estado tem que adotar uma política mais agressiva para realizar o resgate dos nossos jovens, por isso temos que incentivar tanto a educação, quanto o esporte e o trabalho, por meio do primeiro emprego por meio de parcerias firmadas com as empresas. O governo pode trabalhar o lado lúdico e criativo para gerar atração, tirando os jovens da ociosidade e das situações de risco”, destacou Dermilson.

Ele ressaltou também que a atuação do governo estadual nos municípios do interior é muito importante, pois na capital o número de oportunidades já é esmagador se comparado ao que existe no interior.

Texto: Helton de Lima / Jornal EM TEMPO
Foto: Divulgação / Jornal EM TEMPO
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend