Projeto une médicos e peritos em hospitais para atender vítimas de violência sexual

Segundo o deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), autor do projeto, o objetivo é humanizar o atendimento e diminuir o desgaste psicológico das vítimas

Publicado em 22/3/2019 - 00:00

Projeto une médicos e peritos em hospitais para atender vítimas de violência sexual
Segundo o deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), autor do projeto, o objetivo é humanizar o atendimento e diminuir o desgaste psicológico das vítimas

Brasília (DF) – Médicos, policiais e peritos criminais poderão trabalhar de forma integrada em hospitais de referência para atender vítimas de violência sexual. É o que propõe o Projeto de Lei nº 1590/2019, de autoria do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), apresentado à Câmara dos Deputados.

O objetivo, segundo ele, é humanizar o atendimento e diminuir o desgaste psicológico das vítimas, que é comum por conta da bateria de procedimentos médicos e forenses, como exames de corpo de delito, depoimentos e registro de Boletim de Ocorrência (BO), obrigando-as a lembrar detalhes do crime diversas vezes.

Tecnicamente, o PL 1590/2019 propõe alterar a Lei 12.845/2013, que trata do atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual, inserindo um parágrafo único ao artigo 1º, estabelecendo que o atendimento nos hospitais de referência deverá ser feito em um espaço único e descaracterizado, buscando a integração das atividades médicas e periciais, seguindo as normas reguladoras.

“A ideia é atender as vítimas de violência sexual em um espaço privativo e discreto, para que elas se sintam acolhidas dentro do hospital. E neste espaço, médicos, policiais e peritos deverão trabalhar em conjunto, para que todos os procedimentos sejam realizados de uma só vez, a fim de preservá-las”, explicou Roberto Alves.

De acordo com o republicano, a integração dos serviços não irá necessitar de regulamentação e poderá ser pactuada pelos gestores locais. “A lei federal permitirá a integração, mas a logística desta mudança ficará a cargo dos estados e municípios”, explicou.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Roberto Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend