Projeto une médicos e peritos em hospitais para atender vítimas de violência sexual

Projeto une médicos e peritos em hospitais para atender vítimas de violência sexual

Segundo o deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), autor do projeto, o objetivo é humanizar o atendimento e diminuir o desgaste psicológico das vítimas

Brasília (DF) – Médicos, policiais e peritos criminais poderão trabalhar de forma integrada em hospitais de referência para atender vítimas de violência sexual. É o que propõe o Projeto de Lei nº 1590/2019, de autoria do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), apresentado à Câmara dos Deputados.

O objetivo, segundo ele, é humanizar o atendimento e diminuir o desgaste psicológico das vítimas, que é comum por conta da bateria de procedimentos médicos e forenses, como exames de corpo de delito, depoimentos e registro de Boletim de Ocorrência (BO), obrigando-as a lembrar detalhes do crime diversas vezes.

Tecnicamente, o PL 1590/2019 propõe alterar a Lei 12.845/2013, que trata do atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual, inserindo um parágrafo único ao artigo 1º, estabelecendo que o atendimento nos hospitais de referência deverá ser feito em um espaço único e descaracterizado, buscando a integração das atividades médicas e periciais, seguindo as normas reguladoras.

“A ideia é atender as vítimas de violência sexual em um espaço privativo e discreto, para que elas se sintam acolhidas dentro do hospital. E neste espaço, médicos, policiais e peritos deverão trabalhar em conjunto, para que todos os procedimentos sejam realizados de uma só vez, a fim de preservá-las”, explicou Roberto Alves.

De acordo com o republicano, a integração dos serviços não irá necessitar de regulamentação e poderá ser pactuada pelos gestores locais. “A lei federal permitirá a integração, mas a logística desta mudança ficará a cargo dos estados e municípios”, explicou.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Roberto Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.