Projeto regula interrupção de serviços públicos prestados à população no Espírito Santo

Projeto regula interrupção de serviços públicos prestados à população no Espírito Santo

Proposta de autoria do deputado Amaro Neto fixa prazos nos casos de inadimplência e de suspensão provisória do fornecimento de serviços públicos por parte de concessionárias

Vitória (ES) – A Assembleia Legislativa do Espírito Santo analisa projeto de lei do deputado estadual Amaro Neto (PRB-ES) que determina prazos para que o consumidor ou usuário seja comunicado da interrupção de serviços prestados por concessionárias de serviços públicos. Segundo a proposta, as empresas deverão comunicar a razão e a duração da medida.

Segundo Amaro, a proposta tem como objetivo promover a transparência de informações por parte das concessionárias de serviços públicos.

Como medida, a proposta prevê prazo de no mínimo 30 dias para a interrupção dos serviços por atraso de pagamento. Se o usuário for reincidente, a inclusão de seu nome em cadastro de restrição ao sistema de crédito não poderá ser feita antes de sete dias.

“A concessionária também fica obrigada a voltar a prestar o serviço interrompido em no máximo 24 horas, após o pagamento do débito ou da primeira parcela da dívida. Se o pagamento for à vista, estará isento dos encargos sobre o débito”, explicou Amaro Neto no projeto.

Ainda de acordo com a matéria, será de no mínimo sete dias o prazo para o aviso de alterações, suspensão provisória ou mudança no modo de fornecimento de bens ou serviços. Caso ocorra suspensão do serviço motivada por imprevistos, após 24 horas da interrupção a concessionária deverá informar ao cidadão a causa da interrupção, áreas abrangidas e previsão do retorno dos serviços.

“A proposta está de acordo com o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor e do artigo 4º e dos incisos I e VI do artigo 6º, da Lei Federal 13.460/2017. Essa lei trata da participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos”, finalizou Amaro Neto.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Tati Beling

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.