Projeto que restringe apreensão de veículos por falta de pagamento do IPVA é aprovado

Iniciativa é do deputado federal Jhonatan de Jesus e foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara

Publicado em 13/8/2017 - 00:00

Iniciativa é do deputado federal Jhonatan de Jesus e foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara

Brasília (DF) – Em casos de inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Código de Trânsito Brasileiro determina multa, apreensão e remoção do veículo. Ato que, para o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR), é abuso de poder da Administração Pública. Por isso, ele apresentou um projeto de lei que proíbe essa prática, além de desvincular a emissão do licenciamento do automóvel ao pagamento do IPVA. A proposta foi aprovada por unanimidade na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, na última semana.

“Se antes não havia condição de arcar com o pagamento do IPVA, a situação do contribuinte agrava-se com o acréscimo da multa, do reboque e da tarifa equivalente à permanência do veículo no depósito”, argumenta o parlamentar.

Para o republicano, o ato desrespeita os princípios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade, com prejuízos de ordem moral e material aos cidadãos. Ele compara o ato de apreender veículo em via pública por débito do imposto a expulsar, sem qualquer prévio procedimento, o contribuinte de seu lar em caso de inadimplemento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A matéria segue para análise nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend