Projeto que cria a Universidade Federal de Campinas é aprovado na Comissão de Educação

Projeto que cria a Universidade Federal de Campinas é aprovado na Comissão de Educação

Proposto pelo deputado Roberto Alves, Campinas deve ganhar a primeira instituição federal

Brasília (DF) – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (10), o relatório favorável ao Projeto de Lei nº 1083/2015 do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) que autoriza o governo federal a criar a Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A aprovação na Comissão de Educação é um passo fundamental para que Campinas possa, enfim, ganhar sua primeira instituição federal com capacidade para atender milhares de alunos na região. No período em que exerceu o mandato de vereador, em Campinas, Roberto Alves debateu amplamente o assunto e assumiu com a população o compromisso de ser o porta-voz da educação superior pública no Congresso.

“A região metropolitana de Campinas é responsável por uma parcela significativa do produto interno brasileiro. Precisamos ter tratamento adequado por parte da União, inclusive no que tange a investimentos para as áreas de ciência e tecnologia. Esta aprovação merece ser comemorada por todos”, afirmou o parlamentar.

A prefeitura de Campinas, em tratativas anteriores, já havia sinalizado que, caso o Governo Federal crie a universidade, cederá um espaço no distrito de Barão Geraldo, onde está localizada a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a implantação da instituição. “Ao ser aprovado por duas comissões técnicas, a de Educação e anteriormente pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, acenamos ao governo que a construção é completamente viável e que a população espera ansiosamente por esta ação”, relatou Roberto Alves.

Para o deputado, Campinas concentra um índice populacional muito grande, e tem a necessidade de alguns cursos que não são oferecidos por outras universidades públicas da região. “Precisamos de uma atenção especial do presidente interino Michel Temer para a área de educação. Sabe-se que o ensino de qualidade, visando capacitação técnica para o trabalho, gerará ainda mais renda para a população. São mais vagas no ensino universitário e investimentos em pesquisa que retornarão positivamente para todo o País”, acredita.

Agora o Projeto de Lei nº 1083/2015 seguirá para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e após análise para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

“Conto imensamente com ajuda dos meus nobres colegas parlamentares para que aprovem com urgência esse projeto na Comissão de Finanças e Tributação e também com todo o apoio da população campineira e da região. É muito importante que todos estejam envolvidos juntos nessa causa. Precisamos fazer barulho para o governo atender o nosso pedido, algo tão importante, quem ganha é o nosso povo”, finalizou o deputado.

Texto: Ana Lídia / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!