Projeto proíbe divulgação de pesquisa eleitoral 20 dias antes do pleito

Projeto proíbe divulgação de pesquisa eleitoral 20 dias antes do pleito

César Halum apresenta proposta e faz duras críticas a institutos de pesquisas.

 

Brasília (DF) – O deputado federal César Halum (PRB-TO), fez duro pronunciamento na tarde desta quarta-feira (15). O parlamentar reeleito com 6,1% dos votos criticou a publicação de pesquisas eleitorais, que segundo ele estavam “contaminadas” e influenciaram de forma negativa os eleitores de Tocantins. O deputado apresentará nos próximos dias um Projeto de Lei Complementar, que permitirá a divulgação de pesquisas somente até 20 dias antes do pleito.

Segundo César Halum, o processo eleitoral deste ano foi o mais penoso para os políticos. De acordo com o parlamentar, o Tribunal Superior Eleitoral buscou multar qualquer indício de irregularidade por parte dos candidatos, mas não penalizou os institutos de pesquisas que, a seu ver, tentaram induzir os eleitores.

“O Tribunal Superior Eleitoral penaliza todos os políticos que erram no processo eleitoral. E essas empresas de pesquisas eleitorais, não tem nenhuma punição para elas? Elas induzem o eleitor ao voto, invertendo resultados, e fica por isso mesmo?”, questionou o parlamentar que propõe a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais 20 dias antes das eleições, como forma de evitar que os eleitores sejam influenciados pelos números.

crivella-prb-promete-auditoria-em-contas-contratos-e-licitacoes-do-rio-de-janeiro-foto-ascomdecampanha-06-10-2014Recentemente, o candidato do PRB ao Governo do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, também criticou duramente pesquisas divulgadas pelo Ibope. Segundo a pesquisa, Crivella não teria chances de seguir para o segundo turno da disputa – ele sempre figurava na terceira colocação nos levantamentos apontados. “As pesquisas foram uma catástrofe no Brasil inteiro”, enfatiza o republicano durante coletiva após a confirmação de sua presença no segundo turno.

Já César Halum, ao citar o Tocantins como exemplo, pontuou a disparidade dos percentuais divulgados com os obtidos nas urnas. “Posso dizer com convicção, que na disputa pelo Senado, o Eduardo Gomes (SD) perdeu o mandato para o Ibope, e não para a Kátia Abreu (PMDB). Às vésperas da eleição, divulgaram a diferença de 24%, no final foi de 0,87%. Para o governo as pesquisas mostravam que perderíamos por 17% e nas urnas veio somente 6,58%. No mínimo tem algo errado, por isso, é preciso transformar essa prática em crime eleitoral”, assevera o deputado, citando que não é a primeira vez que o IBOPE comete esse tipo de erro no Tocantins.

“É preciso uma intervenção da Lei ou ficaremos a mercê destas pesquisas mentirosas. Dei o exemplo do Ibope, mas são várias as empresas que se prestam a esse tipo de serviço”, completa Halum.

Texto: Ascom – deputado federal César Halum, com informações da Agência Câmara Notícias
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!