Projeto prevê amparo do governo estadual a professores acometidos por doenças ocupacionais

Deputado Jutay Meneses defende um programa que trabalhe com meios de prevenir doenças e encaminhar para tratamento os profissionais acometidos por elas

Publicado em 15/9/2016 - 00:00

deputado-jutay-menezes-prb-pb-atendimento-professores-acometidos-por-doencas-ocupacionais-foto-alpb-15-9-2016
Profissionais terão prioridade no tratamento

João Pessoa (PB) – Os professores da rede estadual de ensino da Paraíba vão poder contar com o amparo do Estado em caso de doenças ocupacionais. É o que prevê o Projeto de Lei 853/2016 do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que institui a Política Estadual de Prevenção às Doenças Ocupacionais que acometem os docentes e os demais profissionais da educação, como problemas de coluna, alergias, oftalmológicos, problemas de voz, da síndrome de Burnout, e todas de cunho emocional e, até mesmo, agressões dentro das escolas.

Alguns estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão do educador. A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que a voz dos docentes, por exemplo, tem 14,8 vezes mais chance de ser afastada do que a de trabalhadores em saúde, três vezes mais do que a de bancários e 1,5 vez mais do que a de profissionais de rádio e tevê.

“Tão importante quanto discutir estratégias pedagógicas, é o desenvolvimento de um programa que trabalhe com meios de prevenir e encaminhar para tratamento, por parte de especialistas, esses profissionais com a ocorrência destas moléstias”, justificou Jutay.

A iniciativa estabelece que os professores e profissionais da área recebam orientações e esclarecimentos sobre o risco de manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional, além de formas preventivas de combate aos referidos males, o encaminhamento do profissional enfermo para o tratamento com prioridade e o acompanhamento detalhado.

O parlamentar republicano acredita que tais medidas irão reduzir o número de agravos ocupacionais dos que trabalham na área educacional. “Evidentemente, será reduzido o número de casos de males ocupacionais melhorando a vida destes profissionais e, certamente, colaborando para a melhoria, não só do trabalhador da educação (professores), mais, também, do sistema da educação pública”, afirmou.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Alepb

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend