Projeto prevê amparo do governo estadual a professores acometidos por doenças ocupacionais

deputado-jutay-menezes-prb-pb-atendimento-professores-acometidos-por-doencas-ocupacionais-foto-alpb-15-9-2016

Profissionais terão prioridade no tratamento

João Pessoa (PB) – Os professores da rede estadual de ensino da Paraíba vão poder contar com o amparo do Estado em caso de doenças ocupacionais. É o que prevê o Projeto de Lei 853/2016 do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que institui a Política Estadual de Prevenção às Doenças Ocupacionais que acometem os docentes e os demais profissionais da educação, como problemas de coluna, alergias, oftalmológicos, problemas de voz, da síndrome de Burnout, e todas de cunho emocional e, até mesmo, agressões dentro das escolas.

Alguns estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão do educador. A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que a voz dos docentes, por exemplo, tem 14,8 vezes mais chance de ser afastada do que a de trabalhadores em saúde, três vezes mais do que a de bancários e 1,5 vez mais do que a de profissionais de rádio e tevê.

“Tão importante quanto discutir estratégias pedagógicas, é o desenvolvimento de um programa que trabalhe com meios de prevenir e encaminhar para tratamento, por parte de especialistas, esses profissionais com a ocorrência destas moléstias”, justificou Jutay.

A iniciativa estabelece que os professores e profissionais da área recebam orientações e esclarecimentos sobre o risco de manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional, além de formas preventivas de combate aos referidos males, o encaminhamento do profissional enfermo para o tratamento com prioridade e o acompanhamento detalhado.

O parlamentar republicano acredita que tais medidas irão reduzir o número de agravos ocupacionais dos que trabalham na área educacional. “Evidentemente, será reduzido o número de casos de males ocupacionais melhorando a vida destes profissionais e, certamente, colaborando para a melhoria, não só do trabalhador da educação (professores), mais, também, do sistema da educação pública”, afirmou.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Alepb

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!