Projeto obriga bares a oferecer auxílio às mulheres em situação de risco no PI

Proposta do deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB-PI) determina que o estabelecimento auxilie com oferta de acompanhamento até algum meio de transporte ou comunicação à polícia

Publicado em 16/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 12:31

Teresina (PI) – O deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB-PI) apresentou, na segunda-feira (13), projeto de lei que determina que bares, restaurantes e casas noturnas do Piauí sejam obrigados a adotar medidas para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco nas dependências desses estabelecimentos.

De acordo com o projeto, o estabelecimento deverá prestar auxílio como a oferta de acompanhamento até algum meio de transporte ou comunicação à polícia. A proposta obriga a fixação de cartazes nos banheiros femininos e em qualquer ambiente informando a disponibilidade do estabelecimento, além de viabilizar treinamento para todos os funcionários.

“Hoje as redes sociais e os aplicativos de relacionamentos possibilitam o encontro de pessoas desconhecidas. Homens e mulheres sem qualquer passado de amizade ou conhecimento mútuo compartilham dados pessoais e, eventualmente, resulta em um encontro físico. A segurança das mulheres é colocada à prova toda vez que um encontro ‘às cegas’ se dá num estabelecimento  comercial de entretenimento. Os noticiários dão conta de vários relatos de perigo causado por essa situação”, justifica Gessivaldo no projeto.

De acordo com o republicano, a ideia determinar que os referidos estabelecimentos tomem atitudes positivas como as aplicadas em alguns restaurantes do país e do mundo, que já oferecem suporte às mulheres que passam por alguma situação de risco, como a criação do nome “drinks” afixados em cartazes no banheiro feminino, que serve como código para pedido de socorro.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro
Send this to a friend