Projeto isenta templos religiosos de pagamento de ICMS nas contas de energia no AC

Projeto isenta templos religiosos de pagamento de ICMS nas contas de energia no AC

Para a deputada estadual Doutora Juliana (PRB-AC), autora do projeto, assegurar o benefício para as organizações religiosas não se trata de privilégio, mas da garantia do bem comum

Rio Branco (AC) – A deputada estadual Doutora Juliana (PRB-AC) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, um projeto de lei que visa desobrigar os templos religiosos, de qualquer culto, do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente nas faturas de energia elétrica e serviços de telecomunicação.

A republicana destaca a importância que as entidades religiosas têm na sociedade, principalmente no tocante ao enfrentamento das diversas mazelas que assolam o ser humano. “Em tempos de degradação do homem, vítima dos vícios, da violência e de outras moléstias, as organizações religiosas, por meio da fé e de ensinamentos, são verdadeiras fontes de vida”, disse. Para a parlamentar, assegurar a imunidade tributária para as organizações religiosas não se trata de um privilégio, mas da garantia do bem comum, inclusive estabelecida pela Constituição Federal, uma vez que a desoneração é revertida em benefício do povo.

Em sua justificativa, Doutora Juliana frisou, ainda, que a não incidência de impostos sobre o patrimônio, a renda e os serviços dos templos de qualquer culto tem previsão na Constituição Federal (art. 150, VI, alínea “b”), bem como disposto em forma de direito fundamental e princípio.

De acordo com a proposta, para ter direito à imunidade tributária nos serviços previstos, as Igrejas deverão apresentar: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ; documentos comprobatórios da propriedade, locação, comodato ou posse dos imóveis; e certidões que comprovem a regularidade perante a União, Estado e Município.

No Estado do Acre, a alíquota do ICMS incidente sobre o fornecimento de energia elétrica é de 25% sobre o valor do consumo.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Doutora Juliana

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.