Projeto garante criação de banco de dados com informações médicas sobre pacientes

Projeto garante criação de banco de dados com informações médicas sobre pacientes

De iniciativa de Jutay Meneses, objetivo é garantir mais segurança aos pacientes na Paraíba

João Pessoa (PB) – Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba uma proposta do deputado estadual licenciado Jutay Meneses (PRB), que obriga os hospitais públicos e privados a manterem e compartilharem entre si e com o Sistema Único de Saúde (SUS) um banco de dados de informações médicas de seus pacientes.

O deputado explicou que devem constar no banco de dados informações como: histórico de alergias a medicamentos, especialmente anestésicos; histórico de procedimentos cirúrgicos, transplantes, implantes, próteses e outras informações sobre procedimentos invasivos; histórico de distúrbios cardíacos, respiratórios e gástricos; tipo sanguíneo; exames médicos; histórico.

“Os pacientes terão mais segurança no diagnóstico, pois o acesso à informação estará à disposição do médico. Isso vai garantir a melhoria do atendimento e garantia de que os pacientes não sejam submetidos a procedimentos desnecessários”, destacou Jutay. O parlamentar explicou ainda que a indexação dos pacientes será feita pelo nome e os casos de homonímia serão indexados pelo nome da mãe e, sucessivamente, pelo nome do pai.

Além disso, a proposta prevê que os bancos de dados serão compartilhados entre todos os planos de saúde e com os gestores do SUS, por meio da rede mundial de computadores, através do site próprio, para serem usados exclusivamente nas emergências médicas clínicas ou hospitalares. Conforme o projeto, o administrador do banco de dados poderá ser a Secretaria Estadual de Saúde ou outro órgão público ou privado, definido em regulamento.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!