Netflix terá que prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados

Projeto garante alimentação adequada aos consumidores brasileiros

Projeto de autoria do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF) permite ao Sisan estabelecer novos percentuais de sódio, açúcar, gorduras e aditivos na composição dos alimentos

Publicado em 3/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 17:57

Brasília (DF) – A alta quantidade de sódio, açúcar, gorduras e aditivos presentes na composição de alimentos processados e ultraprocessados podem estar com os dias contados. É o que prevê o Projeto de Lei nº 2423/2019, de autoria do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF).

De acordo com as normas regulamentadoras, novos percentuais de sódio, açúcar, gorduras e aditivos na composição desses alimentos serão estabelecidos e observados pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O texto tem o propósito de chamar a atenção para a importância de estimular os produtores a oferecerem à população brasileira produtos cada vez mais seguros, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem traçado metas para limitar a quantidade de nutrientes críticos como açúcares livres, sódio, gorduras saturadas, gorduras totais e ácidos graxos trans com o objetivo de prevenir a obesidade e doenças crônicas.

O republicano explicou que a atuação do poder público se faz indispensável, no sentido de estimular às empresas a reduzirem ingredientes potencialmente prejudiciais à saúde presentes nos alimentos. “Na verdade, a ingestão crescente de alimentos ultraprocessados vem sendo incriminada pelo surgimento de uma infinidade de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade, inclusive entre crianças”, disse Julio Cesar.

“Acumulam-se evidências de desencadeamento de alergias pela ingestão de corantes e desenvolvimento de cânceres em virtude de consumo exagerado de nitritos”, completou.

Texto: Isabela Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend