Projeto estimula a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Projeto estimula a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Iniciativa da deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) sugere a implantação de uma Política Nacional de Emprego Apoiado em parceria com órgãos governamentais

Brasília (DF) – O “Emprego Apoiado”, programa que oferece atividades às pessoas com deficiência visando inserção profissional, já existe na Europa e Estados Unidos há mais de 30 anos. No Brasil, o projeto teve origem no então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2006, mas ainda não existe uma regulamentação para torná-lo mais efetivo. A deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 2190/2019 que sugere a implantação de uma Política Nacional de Emprego Apoiado em parceria com órgãos governamentais.

“Precisamos oferecer uma mudança na estrutura do mercado de trabalho formal, que ainda apresenta dificuldades enraizadas e limitantes, como o preconceito. O programa dá oportunidade às pessoas, que até pouco tempo viviam escondidas do convívio social, impedidas de se tornarem independentes e atuantes na economia, no consumo e na geração de receitas para o Estado”, argumenta a parlamentar.

Maria Rosas lembra que são muitas as pessoas com deficiência que desejam trabalhar, enviam currículos, se inscrevem em agências de emprego, realizam cursos profissionalizantes, conversam com amigos e parentes, mas, apesar dos seus esforços, não conseguem ter acesso a um emprego ou trabalho pelos métodos convencionais. “Os preconceitos, as barreiras e as dificuldades impedem que elas consigam um emprego e nele se mantenham e progridam profissionalmente”, lamenta.

A republicana ressalta que inúmeros estudos e pesquisas comprovam a eficácia do “Emprego Apoiado” em âmbito internacional. “Ele se destaca dentre as políticas ativas de empregabilidade porque consegue inserir no mercado de trabalho essas pessoas segregadas, escondidas e excluídas que continuariam fora do convívio social e sem uma vida digna”, ressalta Maria Rosas.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.