Projeto estimula a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Iniciativa da deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) sugere a implantação de uma Política Nacional de Emprego Apoiado em parceria com órgãos governamentais

Publicado em 14/4/2019 - 00:00 Atualizado em 10/7/2020 - 09:19

Brasília (DF) – O “Emprego Apoiado”, programa que oferece atividades às pessoas com deficiência visando inserção profissional, já existe na Europa e Estados Unidos há mais de 30 anos. No Brasil, o projeto teve origem no então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2006, mas ainda não existe uma regulamentação para torná-lo mais efetivo. A deputada federal Maria Rosas (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 2190/2019 que sugere a implantação de uma Política Nacional de Emprego Apoiado em parceria com órgãos governamentais.

“Precisamos oferecer uma mudança na estrutura do mercado de trabalho formal, que ainda apresenta dificuldades enraizadas e limitantes, como o preconceito. O programa dá oportunidade às pessoas, que até pouco tempo viviam escondidas do convívio social, impedidas de se tornarem independentes e atuantes na economia, no consumo e na geração de receitas para o Estado”, argumenta a parlamentar.

Maria Rosas lembra que são muitas as pessoas com deficiência que desejam trabalhar, enviam currículos, se inscrevem em agências de emprego, realizam cursos profissionalizantes, conversam com amigos e parentes, mas, apesar dos seus esforços, não conseguem ter acesso a um emprego ou trabalho pelos métodos convencionais. “Os preconceitos, as barreiras e as dificuldades impedem que elas consigam um emprego e nele se mantenham e progridam profissionalmente”, lamenta.

A republicana ressalta que inúmeros estudos e pesquisas comprovam a eficácia do “Emprego Apoiado” em âmbito internacional. “Ele se destaca dentre as políticas ativas de empregabilidade porque consegue inserir no mercado de trabalho essas pessoas segregadas, escondidas e excluídas que continuariam fora do convívio social e sem uma vida digna”, ressalta Maria Rosas.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend