Projeto prevê o “Dia Estadual sem Carro” em Rondônia

Projeto estabelece o “Dia Estadual sem Carro” em Rondônia

Proposta do deputado estadual Cabo Jhony Paixão (PRB-RO) visa incentivar as pessoas a buscarem outras formas de transporte, como a bicicleta

Publicado em 20/7/2019 - 00:00 Atualizado em 1/7/2020 - 16:03

Porto Velho (RO) – Um dia sem carro é o que defende o projeto de lei do deputado estadual Cabo Jhony Paixão (PRB-RO), que propõe instituir a data 22 de setembro como o “Dia Estadual sem Carro” no calendário oficial de eventos de Rondônia.

A iniciativa, segundo o parlamentar, visa incentivar as pessoas a buscarem outras formas de transporte, como andar de bicicleta, ônibus ou até criar o hábito da caminhada. “Neste dia se promoverá campanhas de caráter educativo, levando o cidadão a refletir sobre a dependência do automóvel, conscientizando as pessoas sobre os danos da emissão de gases de efeito estufa e ressaltando a importância do uso sustentável dos meios de transporte, propondo alternativas de locomoção, como transporte coletivo e uso de meios não motorizados de transporte, como a bicicleta”, explica o republicano.

O parlamentar enumera uma série de benefícios que podem ser proporcionados pela utilização regular da bicicleta. Dentre eles, a prevenção a doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a prevenir e a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo e diminui a ocorrência de doenças crônicas.

A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e aguarda votação no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro
Send this to a friend