Projeto de Wellington Moura que amplia o Teste do Pezinho em SP é aprovado pela CCJ

wellington-moura-prb-teste-do-pezinho-sp-foto-agencia-brasil-29-10-15-01

Com a ampliação do procedimento proposta por Wellington Moura, será possível a detecção de 56 tipos de Erros Inatos do Metabolismo (EIM).

 

São Paulo (SP) – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na última quarta-feira (28), o Projeto de Lei nº 1303/2015, apresentado pelo deputado estadual Wellington Moura (PRB-SP), que propõe a realização do Teste de Triagem Neonatal, o conhecido Teste do Pezinho, na modalidade ampliada, em Espectromia de Massa em Tandem (EIM), em bebês nascidos nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública de todo o Estado.

wellington-moura-prb-propoe-projetos-para-conscientizar-populacao-sobre-doencas-raras-sp-foto-ascom-04-12-15“Vencemos mais uma etapa na aprovação dessa proposta que vai permitir o diagnóstico de doenças que antes só era possível quando a criança apresentava os sintomas. É uma iniciativa que irá beneficiar as futuras gerações do nosso estado”, disse Moura.

Atualmente, o Teste do Pezinho feito pela rede pública de saúde, consegue diagnosticar seis tipos de doenças. Com o projeto de lei do republicano, será possível a detecção de 56 tipos de Erros Inatos do Metabolismo (EIM). Muitas crianças com doenças metabólicas são aparentemente saudáveis ao nascimento e podem levar até meses ou anos para manifestarem os primeiros sintomas da doença. “Com o diagnóstico precoce das moléstias, será possível iniciar um tratamento mais rápido, o que contribuirá para o progresso da saúde no estado de São Paulo”, disse.

O PL ainda será analisado pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e Saúde, para então seguir para votação em plenário.

 

Texto: Miriam Silva / Ascom – deputado estadual Wellington Moura
Foto 01: Agência Brasil / Foto 02: Ascom

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!