Projeto de Silas Câmara que susta novas normas para o seguro-defeso é aprovado

Deputado argumenta que a medida tirou vários outros direitos adquiridos, uma vez que o decreto também alterou os critérios para inscrição no Regime Geral da Atividade Pesqueira

Publicado em 15/8/2017 - 00:00

Silas argumenta que a medida tirou vários outros direitos adquiridos, uma vez que o decreto também alterou os critérios para inscrição no Regime Geral da Atividade Pesqueira

Brasília (DF) – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) do deputado federal Silas Câmara (PRB-AM) que susta os efeitos do Decreto 8967, de 23 de janeiro de 2017, da Presidência da República. A medida do governo mudou as regras de concessão do seguro-defeso, período em que a pesca é proibida em virtude da reprodução das espécies ameaçadas.

“Não bastando retirar direitos desta classe que sofre tanto com o descaso por parte dos governantes, este decreto veio tirar vários direitos adquiridos”, justifica o parlamentar. Silas argumenta que a medida tirou vários outros direitos adquiridos, uma vez que o decreto também alterou os critérios para inscrição no Regime Geral da Atividade Pesqueira. O que resultou, entre outros, no cancelamento de vários certificados de autorizações de embarcação pesqueiras.

“Vivemos um momento de crise no Brasil, como esses trabalhadores irão se manter? A edição deste decreto, que vem totalmente em hora errada, não ajuda em nada, só prejudica”, disse ele. O PDC 582/2017 segue para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

Impacto

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA), Waldenir Falcão, a medida é um retrocesso e vai atingir 800 mil pescadores de todo o país, aumentando a exclusão social desses trabalhadores. A entidade alerta que as mudanças têm potencial para gerar enorme impacto ambiental.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend