Projeto de Sidelvan Nóbrega prevê cursos de educação financeira

Projeto de Sidelvan Nóbrega prevê cursos de educação financeira

Para o republicano, é precisao conscientizar os consumidores para evitar o superendividamento.

 

Salvador (BA) – Com o objetivo de conscientizar e preparar o consumidor para os desafios impostos pelo mercado de oferta de crédito, o deputado estadual, Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), protocolou uma indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia, sugerindo ao governo estadual a promoção de cursos de Educação Financeira e Planejamento do Orçamento Doméstico para os consumidores.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que um dos principais desafios das famílias brasileiras é manter o orçamento familiar doméstico sob controle. De acordo com a análise, o aumento do número de famílias com contas em atraso, dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro atingiu o índice de 62,3% em abril deste ano. A falta de informação adequada para o exercício do direito de escolha e o uso irresponsável do crédito são as principais causas do endividamento da maioria das famílias, segundo o levantamento.

“São grandes as facilidades oferecidas para conseguir crédito os quais possibilitam o acesso a bens de consumo a um número cada vez maior de pessoas principalmente das camadas sociais emergentes, colocando inúmeras vezes a dignidade financeira delas em extrema vulnerabilidade”, explicou Sidelvan Nóbrega.

O parlamentar destacou que é de suma importância que “os governos intervenham no sentido de propiciar à população uma consciência de ter a vida pautada em um controle financeiro, gerando um ambiente saudável para o mercado financeiro, evitando o superendividamento”.

Alguns estados, a exemplo de Goiás, Minas Gerais e São Paulo promovem ações desta natureza através da atuação do Procon, que, por meio dos Núcleos de Renegociação de Dívidas de cada estado, realizam palestras e cursos em escolas públicas e universidades. Na Bahia, o Procon já conta com o Núcleo de Proteção ao Consumidor Superendividado, mas esse tipo de serviço ainda não está disponível à população.

 

Fonte: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!