Projeto de Sidelvan Nóbrega garante reserva de 10% de imóveis populares para idosos na Bahia

Pelo menos 10% das unidades habitacionais subsidiadas ou financiadas pelo governo devem ser reservadas para os idosos.

Publicado em 11/7/2015 - 00:00

Projeto de Sidelvan Nóbrega garante reserva de 10% de imóveis populares para idosos na Bahia
Pela proposta de Sidelvan Nóbrega, pelo menos 10% das unidades habitacionais subsidiadas ou financiadas pelo governo devem ser reservadas para os idosos. Projeto de Lei está sendo analisado pela CCJ da Assembleia Legislativa da Bahia

 

Salvador (BA) – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia está analisando o Projeto de Lei nº 21.304/2015, de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), que assegura aos idosos o direito de comprar a casa própria. Pelo texto, as pessoas com 60 anos ou mais terão direito de pelo menos 10% das unidades habitacionais construídas pela administração pública ou subsidiados com recursos públicos estaduais.

O deputado estadual defende que os idosos devem ter garantido o direito de moradia digna.

“Apesar de 3% ser um bom percentual para algumas cidades do Brasil, para a Bahia, há necessidade de se aumentar a prestação de serviços específicos para a pessoa idosa, sobretudo, no que se refere a habitação”, defendeu o republicano em sua justificativa ao afirmar que a reserva prevista no Estatuto do Idoso é insuficiente para a população acima dos 60 anos no Estado.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), divulgada em 2013 e analisada pela Coordenação de Pesquisas Sócio-populacionais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a expectativa de vida dos baianos do sexo masculino e feminino entre 2015 a 2039 passará de 71 e 77 anos para 76 e 81 anos, respectivamente.

De acordo com o parlamentar,  a medida faz parte das ações de políticas públicas em prol de pessoas com a faixa etária de idosos e, se aprovada, vai garantir uma “velhice com mais conforto e dignidade para a população baiana”.

O projeto de lei prevê, ainda, a implantação de equipamentos urbanos comunitários, a eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para garantia de acessibilidade e o estabelecimento de critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de  aposentadoria e pensão dos idosos.

Texto: Daiane Baruque / Ascom deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Foto: Luiz Augusto
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend