Projeto de Sidelvan Nóbrega cria disciplina de educação financeira nas escolas

O objetivo é despertar a consciência-financeira nos jovens, que são cada vez mais atraídos pelas facilidades de linha de crédito.

Publicado em 15/7/2014 - 00:00

Projeto de Sidelvan Nóbrega cria disciplina de educação financeira nas escolas
Republicano destaca que a educação financeira não se resume apenas em não gastar, economizar e guardar dinheiro

Salvador (BA) – A Assembleia Legislativa da Bahia analisa o Projeto de Lei nº 20.521/2013, do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), que insere no currículo das escolas a matéria de educação financeira. O objetivo, segundo o parlamentar, é despertar a consciência-financeira nos jovens, que são cada vez mais atraídos pelas facilidades de linha de crédito.

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que até o final de abril, cerca de 53,8 milhões de consumidores estavam com o “nome sujo” em todo o país. Segundo especialistas, a falta de planejamento é a causa do endividamento cada vez mais cedo. Para o consultor financeiro e autor de livros Álvaro Modernell, citado no documento, a solução é “ensinar a criança a conviver com a publicidade”.

sidelvan-nobrega-bahia-prb_2Sidelvan Nóbrega destaca que a educação financeira não se resume apenas em não gastar, economizar e guardar dinheiro. Na avaliação dele, é necessário estabelecer ações preventivas e de planejamento. “Com o ensino da matéria, o aluno aprenderá noções básicas de taxa de juros, de poupança, investimentos, financiamentos e de como evitar dívidas com cartões de crédito, a má utilização do cheque especial, pois existe uma tendência das pessoas gastarem mais do que ganham”, explicou Nóbrega.

O deputado republicano completa: “Se criada, a matéria fará com que os jovens aprendam desde cedo a lidar com dinheiro, dando-lhes a oportunidade de ter seu próprio meio de sobrevivência e autonomia financeira”.

Fonte: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – Secretaria de Educação / SP

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend