Projeto de Marcelo Squassoni reforça segurança na apuração das eleições

Deputado quer adotar a contagem manual paralela ao sistema eletrônico, já usado em países de primeiro mundo.

Publicado em 1/5/2015 - 00:00

Projeto de Marcelo Squassoni reforça segurança na apuração das eleições
Deputado quer adotar a contagem manual paralela ao sistema eletrônico, já usado em países de primeiro mundo

Brasília (DF) – Atento ao clamor dos eleitores brasileiros por mais segurança no processo eleitoral, o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) acaba de apresentar, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 1175/2015, que propõe um novo formato de votação, no qual a apuração dos sufrágios não dependa exclusivamente da tecnologia das urnas eletrônicas.

O texto prevê a alteração da Lei 9504/97, que “estabelece normas para as eleições” e determina a emissão do voto impresso pela urna eletrônica de votação. A ideia é simples: ao digitar os números de sua preferência na urna eletrônica, o eleitor recebe, imediatamente, um tíquete com a cópia impressa do voto, que em seguida deverá ser depositado numa urna convencional, com a devida supervisão de um fiscal eleitoral.

marcelo-squassoni-prb-pl-seguranca-na-apuracao-das-eleicoes-foto-agencia-camara-28-04-15Após o fim da votação, a Justiça Eleitoral realizará, em audiência pública, a conferência manual dos votos registrados, comparando-os com os boletins de urna dos equipamentos eletrônicos. Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, seriam analisados o equivalente a 4% dos votos. Já nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o equivalente a 2% dos votos, respeitando-se o mínimo de três urnas a serem analisadas. Em caso de fundada suspeita de fraude, o juiz eleitoral poderia requisitar a contagem manual de todos os votos de uma determinada urna, com o intuito de comparar com a apuração eletrônica.

Modelo semelhante de apuração paralela (manual e eletrônica) já é adotado em países como a Bélgica, Holanda, Alemanha, Rússia e em parte dos Estados Unidos. Enquanto isso, o sistema de votação exclusivamente eletrônico, semelhante ao Brasil, foi abolido na Índia, após a comprovação de que não era 100% seguro.

Para Squassoni, a medida irá garantir uma eleição verdadeiramente segura. “Sem a materialização do voto, a apuração das eleições fica refém do programa que computa as escolhas dos eleitores em ambiente digital. É impossível olharmos para um cenário político integralmente confiável a partir desse mecanismo” define o deputado.

O projeto tramita em regime de prioridade e encontra-se na Mesa Diretora da Câmara para ser distribuído às comissões de mérito.

Fonte: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni
Edição: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Agência Câmara de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend