Projeto de Jutay Meneses garante fornecimento gratuito de ácido fólico para gestantes

Iniciativa obriga unidades de saúde públicas da Paraíba a fornecer gratuitamente ácido fólico para gestantes e mulheres em idade fértil, conforme indicação médica

Publicado em 5/9/2017 - 00:00

Iniciativa obriga unidades de saúde públicas da Paraíba a fornecer gratuitamente ácido fólico para gestantes e mulheres em idade fértil, conforme indicação médica

João Pessoa (PB) – Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba o Projeto de Lei 1552/2017, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB), que obriga as unidades de saúde públicas do estado da Paraíba a fornecer gratuitamente ácido fólico para gestantes e mulheres em idade fértil, conforme indicação médica.

“Sabe-se que existe resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinando a fortificação de farinhas pela adição do ácido fólico. Porém, apesar de já ter apreciado a matéria no bojo de outras proposições, o Poder Legislativo ainda não regulamentou esta questão, que pode concretamente salvar vidas e evitar doenças e má formação fetal de nossas crianças”, destacou o deputado.

Caso aprovado e sancionado pelo governador, as unidades de saúde públicas terão o prazo de 30 dias para adequação, após sua publicação no Diário Oficial.

Ácido fólico

É uma vitamina do complexo B encontrada em diversos alimentos, desde a gema do ovo aos vegetais de folhas escuras. A dosagem ideal deve ser orientada pelo obstetra e é aconselhado iniciar o seu consumo no mínimo um mês antes de engravidar, devendo ser mantida durante a gravidez até ao 3° trimestre, ou de acordo com a indicação do obstetra.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend