Projeto de Jutay garante legendas na reprodução de filmes em salas de cinema da Paraíba

Matéria abrange filmes exibidos originalmente com áudio em Língua Portuguesa, dublados, e mesmo aqueles exibidos em Língua Estrangeira

Publicado em 3/12/2016 - 00:00

Projeto de Jutay garante legendas na reprodução de filmes em salas de cinema da Paraíba
Matéria abrange os filmes exibidos originalmente com áudio em Língua Portuguesa, dublados, bem como aqueles exibidos em Língua Estrangeira

João Pessoa (PB) – Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de autoria do deputado Jutay Meneses (PRB-PB), garante a obrigatoriedade de exibição de legendas na reprodução de filmes nas salas de cinema do Estado. Para o parlamentar, a matéria garante mais acessibilidade e reforma o direito das pessoas com deficiência.

“Atualmente, as pessoas com deficiência auditiva, todas as vezes que se dirigem às salas de cinema para assistirem um filme, se deparam com um ambiente que lhes é inacessível, principalmente, quando se tratam de filmes com áudio dublado ou originalmente em Língua Portuguesa. Por isso, apresentamos essa proposta, justamente para garantir mais acessibilidade a esse público”, destacou o deputado.

Conforme o projeto, ficam as empresas operadoras de cinemas, instaladas no Estado da Paraíba, obrigadas a reproduzirem seus filmes com a exibição de legendas em Língua Portuguesa. Essa obrigatoriedade abrange os filmes exibidos originalmente com áudio em Língua Portuguesa, dublados, bem como aqueles exibidos em Língua Estrangeira.

Jutay Meneses esclareceu ainda que as empresas operadoras de cinema, terão o prazo de 30 dias, caso a matéria seja aprovada na Assembleia, a contar da publicação da Lei, para se adequarem às disposições. Ele lembra ainda que o descumprimento ensejará ao infrator multa equivalente a R$ 11.775.

“Diante do drama e protesto que presenciamos por parte de um grupo de surdos, em Campina Grande, que reivindicavam legendas em português nos filmes, percebe-se a necessidade que esta Casa Legislativa analise atenciosamente a questão, uma vez que, com sua aprovação, estaremos proporcionando uma maior acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva”, afirmou Jutay.

Texto: Ascom – Deputado Jutay Meneses
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend