Projeto de Julio Cesar proíbe exposição de animais domésticos em pet shops e feiras

Projeto de Julio Cesar proíbe exposição de animais domésticos em vitrines e gaiolas de pet shops e feiras do DF

Julio Cesar destaca que a grande maioria desses ambientes está longe do ideal

Brasília (DF) – A Câmara Legislativa do Distrito Federal analisa o Projeto de Lei nº 788/2015, de autoria do deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF), que proíbe a venda e a exposição de animais domésticos em vitrines e gaiolas em estabelecimentos comerciais de exibição, tratamento, higiene e estética, como pet shops, clínicas veterinárias, parques de exposições e feiras.

O republicano explica que esses estabelecimentos comerciais deverão assegurar a esses animais locais que proporcionem um ambiente livre de excesso de barulho, poluição e protegido contra intempéries ou situações que causem estresse, bem como luminosidade adequada. Além disso, deverão garantir conforto, segurança, higiene, proteção contra corrente de ar excessiva, além de fácil acesso à água e alimentos e possuam espaço suficiente para os animais se movimentarem. Segundo o parlamentar, a medida não se aplicará a aves domésticas.

“É comum ver em estabelecimentos como pet shops ou em feiras de animais, vários filhotes amontoados, ocupando, muitas vezes, um espaço de aproximadamente 1 metro quadrado para mais de 15 cães. Há também os casos em que se misturam cães de raças diferentes, de vários tamanhos e temperamentos, e até mesmo animais de espécies diferentes”, aponta Julio Cesar.

O republicano destaca que a grande maioria desses ambientes está longe do ideal. “Esses locais deveriam, no mínimo, proporcionar um ambiente livre de excesso de barulho e poluição, luminosidade adequada”, relata o deputado do PRB ao destacar que ainda há muito o que ser feito pelo bem-estar e segurança dos animais.

O estabelecimento que não cumprir as normas poderá ser penalizado com advertência por escrito, multa que pode variar de R$ 500 a R$ 20 mil, bem como a apreensão dos animais.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Julio Cesar
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!