Projeto de Gilberto Ribeiro garante distribuição de leite sem lactose no Paraná

Deputado alerta que pelo fato do preço do leite sem lactose ser elevado, muitas famílias não conseguem ter acesso a este tipo de alimento especial

Publicado em 22/6/2016 - 00:00

Projeto de Gilberto Ribeiro garante distribuição de leite sem lactose no Paraná
Gilberto Ribeiro alerta que pelo fato do preço do leite sem lactose ser elevado, muitas famílias não conseguem ter acesso a este tipo de alimento especial

 

Curitiba (PR) – A Assembleia Legislativa do Paraná analisa o Projeto de Lei nº 253/2016, de autoria do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PRB-PR), que garante a distribuição contínua e gratuita de leite sem lactose, com proteína hidrolisada ou livre de aminoácidos, às crianças lactentes do Estado.

O objetivo, segundo o parlamentar, é instituir a política de distribuição de leite adaptado com fórmulas especiais, de forma gratuita, a todas as crianças que apresentam condições de saúde especiais, ou seja, que possuem intolerância à lactose ou às proteínas do leite.

“A intolerância aos carboidratos ou proteínas do leite pode resultar em diversas enfermidades no trato digestivo, assim como de fatores respiratórios, além de reações anafiláticas que culminam em perda de peso, déficit nutricional, no crescimento da criança, e, em casos extremos, a morte”, explicou o parlamentar.

O deputado destaca que uma vez que sejam detectados os quadros clínicos, os lactentes devem consumir o leite com fórmulas especiais, livres de lactose ou com proteínas hidrolisadas. No entanto, segundo ele, “o preço desse tipo de alimento é elevado, em comparação ao leite comum, o que acaba fazendo que muitas famílias não tenham acesso a este tipo de alimento especial”.

É dever do poder público zelar e promover condições de saúde digna, tomando medidas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todo cidadão.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual Gilberto Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend