Projeto de Gilberto Abramo cria ações contra obesidade nas escolas de Minas Gerais

Projeto de Gilberto Abramo cria ações contra obesidade nas escolas de Minas Gerais

Proposta do parlamentar republicano cria o cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio do estado

Publicado em 9/7/2017 - 00:00

Projeto de Gilberto Abramo cria ações contra obesidade nas escolas de Minas Gerais
Proposta do parlamentar republicano cria o cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio do estado

Belo Horizonte (MG) – Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais projeto de lei do deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG) que sugere a criação de ações destinadas à prevenção da obesidade em crianças e adolescentes, a serem realizadas nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio da rede pública do estado.

O projeto propõe que as escolas realizem cadastro de obesidade infantojuvenil contendo as medidas antropométricas de massa corporal, estatura e circunferência abdominal dos alunos, com o intuito de se realizar triagem daqueles que apresentam desvios nutricionais e ou risco para doenças crônicas não transmissíveis.

“O ponto chave para o combate à esta doença deve ser a prevenção, baseada em um estilo de vida ativo e em práticas alimentares saudáveis. O sucesso de programas de prevenção e tratamento depende essencialmente do envolvimento da família e da escola. Para tanto, o primeiro passo é o reconhecimento dos pais quanto ao estado nutricional dos filhos, identificando o excesso de peso como risco para a saúde”, defende Gilberto na proposta.

Segundo o parlamentar, a aplicação do cadastro formatado de acordo com as especificações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a escola poderá contribuir para a detecção precoce deste problema de saúde pública e alertar os pais quanto à necessidade de encaminhamento de seus filhos para tratamento, quando necessário.

“A escola constitui o ambiente perfeito para a implantação de programas de mudança de estilo de vida a fim de prevenir o surgimento e o agravamento do excesso de gordura corporal, bem como das doenças que acompanham a obesidade”, ressaltou o deputado.       

Ainda segundo a proposta, a prevalência de excesso de peso tem aumentado em todas as faixas etárias no Brasil, a exemplo do que acontece ao redor do mundo. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares demonstram que a proporção de crianças obesas quadruplicou nos últimos 20 anos, e a de adolescentes triplicou no mesmo período.

“A realização periódica destas medidas antropométricas também permitirá a verificação da eficiência de programas de prevenção e tratamento da obesidade que venham a ser implantados no estado”, finalizou Gilberto Abramo.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend