Projeto de Gabriel Picanço que assegura a realização do teste do coraçãozinho na rede pública de Roraima, vai à sanção

Republicano explica que o exame é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas

Publicado em 19/6/2015 - 00:00

Projeto de Gabriel Picanço que assegura a realização do teste do coraçãozinho na rede pública de Roraima, vai à sanção
O exame é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas em bebês, como anormalidades na estrutura ou função do coração.

 

Boa Vista (RR) – A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, na terça-feira (16), proposta de autoria do deputado estadual Gabriel Picanço (PRB-RR) que garante a realização do exame de oximetria de pulso, conhecido por teste do coraçãozinho, em recém-nascidos da maternidade ou serviço hospitalar da rede pública de saúde e conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS). O texto segue agora para sanção do Executivo Estadual.

gabriel-picanco-prb-teste-do-coracaozinho-na-rede-publica-de-roraima-foto-divulgacao-18-06-15-02O republicano explica que o exame é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas em bebês, como anormalidades na estrutura ou função do coração. A cada 100 crianças que nascem no Brasil, uma é cardiopata, sendo esta uma das maiores causas de mortalidade infantil, destacou o parlamentar ao apresentar dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Picanço apontou, ainda, que o teste do coraçãozinho é também recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como parte da triagem de rotina de todos recém-nascidos e já é obrigatório em 11 estados do Brasil, sendo oferecido gratuitamente pelo SUS. “O procedimento deve ser realizado entre 24 e 48 horas após o nascimento. O exame consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro. É um teste simples, acessível e pode salvar muitas vidas”, disse.

Sobre o impacto financeiro, o deputado do PRB explicou que não haverá custos adicionais com a implantação da medida. “Não existe impacto financeiro porque o Estado já é munido de equipes para realização de teste”, finalizou.

 

Fonte: Ascom / Assembleia Legislativa de Roraima
Foto 01: Ascom / Governo RJ
Foto 02: Ascom / deputado estadual Gabriel Picanço

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend